Indisciplina na escola: o que fazer?

Como lidar com a indisciplina na escola com a ajuda dos pais?

Comunicação escolar
|
🕑
7
min. de leitura
|
17/2/2023

Lidar com um aluno indisciplinado em sala de aula é um grande desafio, tanto para professores, direção e administração da escola privada, quanto para os pais. Muitas vezes, esses desvios de comportamento na escola estão relacionados justamente à falta de participação dos pais no processo pedagógico dos filhos.

Por isso, é imprescindível que os pais participem da solução desses momentos de indisciplina na escola.

Quer saber como? Então confira nossas dicas sobre como lidar com um aluno indisciplinado nesse post!

O que é indisciplina na escola?

A indisciplina nada mais é do que um comportamento inesperado e inadequado e dentro do ambiente escolar, pode prejudicar o planejamento da aula preparada. Alunos que acabam adotando esse comportamento prejudicam a si e, muitas vezes, os colegas de sala, já que certas condutas podem acabar com a rotina estabelecida pelo professor e tirar o foco de todos.

No ambiente escolar, é preciso que haja limites e regras para reger o comportamento e convivência de todos que estão ali. A indisciplina pode se dar com alguém gerando confusão, sendo desobediente ou descumprindo os combinados.

Para a psicóloga Nivea Tuller, do Colégio Objetivo de Maringá (PR), a escola e o professor devem olhar atentamente e cuidar dos alunos em seus diversos perfis. Assim, é possível estar próximos dos estudantes para saber de suas vidas fora da escola e poder encontrar um caminho para ajudá-los a lidar com as dificuldades.

Mau comportamento em sala de aula: o que fazer?

Como agir na hora que o aluno é indisciplinado? O que o professor deve fazer na hora que o aluno tem esse tipo de atitude? As respostas para essas questões variam de acordo com a idade do aluno.

O contexto em que os incidentes ocorreram, entre outros fatores individuais do ocorrido. Por exemplo, é preferível que a resposta à indisciplina seja por meio de créditos aos alunos disciplinados (pontuação, privilégios, concessões, etc.). Isto em vez de punições àqueles que se comportaram mal.

Independentemente do perfil de seus alunos, é importante que eles aprendam a se comportar não por medo de punições. Mas porque entendem que se espera certo tipo de conduta deles e que aquela é a forma mais correta de agir. Se os incidentes se repetirem, não deixe de comunicar aos pais dos alunos.

Buscar entender o motivo da rebeldia também é importante. Um aluno indisciplinado muitas vezes está tendo algum problema dentro de casa. Seja falta de atenção dos pais, ou mesmo a convivência com muitas brigas.

É muito mais difícil agir em relação a indisciplina sem conhecer bem os motivos que levam ao mau comportamento.

Desempenho escolar afetado pela indisciplina

A psicóloga do Colégio Objetivo aponta que alunos indisciplinados podem ter sérios comprometimentos no desempenho escolar. “Além da queda no rendimento escolar, os conflitos entre professor e demais alunos passam a ser constantes, desgastando as relações e levando a falta de interesse do aluno pelo conhecimento, podendo até chegar à evasão escolar”, lembra.

O aluno indisciplinado, em geral, tira o foco das aulas, levando para si a atenção. Com isso, além dele próprio ter menor aprendizado, outros colegas de sala podem passar a ter dificuldades para acompanhar as aulas.

“Esse aluno pode adquirir rótulos, bullying, desprezo dos colegas. Então além da falta de aquisição de conhecimento, ele pode também desenvolver alguns problemas emocionais causados pela rejeição social”, diz Nivea.

Alunos indisciplinados e desinteressados: há solução para isso?

A indisciplina, muitas vezes, está diretamente ligada ao desinteresse pela escola e pelos estudos. Em casos assim, os educadores devem estar atentos para não deixar que o desinteresse cresça porque um aluno indisciplinado pode também influenciar outros.

Se por outro lado essa é uma notícia ruim, a boa é que é possível que um aluno indisciplinado mude o comportamento e passe a ser uma boa influência em sala de aula.

Uma tática que pode ser útil é buscar assuntos que o aluno de mau comportamento goste. Seja bandas, games, esportes, ou algo parecido. Dessa forma, busque relacionar estes hobbies com algum trabalho ou apresentação a ser feita.

Com este simples trabalho, você pode iniciar pequenas mudanças de hábito que podem reverter o comportamento do aluno, e despertar seu interesse pelos estudos.

O papel do professor e o estabelecimento de regras 

Além do aluno prejudicar a ele mesmo, esses comportamentos também podem gerar problemas aos professores. Estressados, podem passar a ter dificuldades para lidar com os conflitos, ficando desmotivados e não desempenhando seu papel. 

“A palavra-chave para essa atitude é a empatia, pois todo comportamento tem uma explicação, podendo ser biológico, aprendido ou reflexo de uma situação”, ressalta Nivea.

A psicóloga ressalta que a busca pela causa da indisciplina deve ser feita pelos profissionais da psicologia. No entanto, o professor, em sala de aula, também pode auxiliar nesse processo. 

‍“Ele pode buscar entender as causas e consequências desse comportamento para lidar com a indisciplina e poder estabelecer estratégias pedagógicas que promovam o aprendizado de maneira subjetiva, sem, entretanto, deixar de estabelecer os limites”, sugere.

Para Nivea, a primeira atitude é se livrar de qualquer julgamento e enxergar o aluno em seu contexto, como a realidade da escola, a família, a forma como ele lida com suas emoções, dentre outros.

“A partir daí, o professor deve buscar uma relação e uma comunicação pautada no respeito, no amor e no carinho. Postura tal que influencia os demais colegas de sala, mantendo a harmonia do ambiente”, lembra.

A coordenação pedagógica pode auxiliar nessa questão, apoiando os combinados de cada professor, e assumindo a resolução do conflito quando houver falta de referência e isso gerar injustiças no meio escolar. “É importante que a coordenação sempre proporcione momentos de capacitação para os professores em como lidar em resolução de conflitos, os outros temas conforme a demanda. O trabalho em equipe sempre funciona muito bem, quando todos seguem na mesma postura e direção”, ressalta Nivea.

Outra dica é construir, de forma conjunta entre professor e alunos, uma séria de combinados, acordos e contratos para a rotina em sala de aula. 

Ao traçar as regras de convivência, é fundamental que o professor estimule a participação dos alunos envolvidos, pois isso tende a fazer com que eles entendam as normas que regem o espaço e as relações onde estão inseridos.

“Portanto, não adianta autoritarismo ou brigar, gritar, repreender enfrentando a indisciplina infantil. Essa postura pode agravar a situação levando a criança a se comportar de maneira ainda pior. A comunicação clara e direta é uma via de mão dupla, por isso o professor deve ter em mente que deve promover sempre a integração e interação dos alunos”, ressalta Nivea Tuller.

Com isso em mente, o professor consegue mudar o cenário de desrespeito por parte dos alunos quando estabelecer um vínculo, através de diálogos e olhar diferenciado. 

Outra sugestão de Nivea é que o professor adote estratégias para combater a indisciplina, usando algumas atividades lúdicas que ensinem bons hábitos, envolver os alunos em atividades descontraídas, ter parceria com a família sobre comportamentos observáveis em casa ou escola, identificar questões emocionais e encaminhar ao setor de psicologia da escola. 

Mantenha um registro e tenha relatórios sobre os alunos indisciplinados

Justificar suas queixas aos pais fica difícil quando você não possui um registro minucioso do que vem ocorrendo em sala de aula. Passe a escrever diariamente um relatório de atividades, tanto dos alunos que apresentaram comportamento inadequado, quando dos que cumprem com excelência e destaque o papel de estudante.

Assim, quando chegar a hora de conversar com os pais sobre qualquer ocorrido, será mais fácil explicar o que vem acontecendo, quando e como.

Achar que vai se lembrar de tudo que acontece é sempre um erro, porque um detalhe ou outro acaba despercebido. É ainda mais difícil lembrar de tudo quando os professores dão aula para vários alunos.

Além disso, quando os alunos veem que podem estar acumulando comentários negativos registrados, podem ser estimulados a mudarem de comportamento.

Hoje em dia, não é mais possível confiar apenas em bilhetes e na agenda de seus alunos para a comunicação com os pais, muito menos deixar que essa disciplina seja discutida apenas nas reuniões da escola.

Com ferramentas como o aplicativo de comunicação escolar ClassApp, você pode garantir que a ocorrência seja realmente entregue aos pais com confirmação de leitura.

Com a agenda de papel, era muito comum os alunos não entregarem os recados. Com isso, os pais ficavam totalmente desinformados sobre o comportamento dos filhos e o impacto disso é altamente negativo.

Se uma interação entre os familiares e a escola, nos momentos de indisciplina, a tendência é que o problema se agrave, já que o aluno pode normalizar o mau comportamento.

Portanto, tenha uma comunicação eficiente com os pais para que eles sejam parceiros da escola. O incentivo e suporte deles farão toda diferença no aprendizado e crescimento do aluno.

Estabeleça um diálogo produtivo com os pais do aluno indisciplinado

O diálogo com os pais desse aluno deve ser sempre propositivo. Sempre fundado sobre a premissa de que a solução para o problema deve ser tomada em conjunto.

Não adianta ter uma conversa em tom acusatório. Nem mesmo transferir totalmente para os pais a responsabilidade pelo comportamento de seus filhos.

Ao contrário, procure investigar como andam as coisas no contexto familiar, para quem sabe assim identificar a causa do problema.

O ideal é realmente ter uma conversa presencial com os pais para discutirem mais sobre a indisciplina.

Na impossibilidade disso, converse privadamente com os pais por telefone ou por mensagens via app. Pelo aplicativo, aproveite para escolher bem as palavras para que a conversa seja amena, já que o assunto é delicado.

Se ouvir reclamações, veja aqui como lidar com os comentários negativos dos pais. 

Aproveite as reuniões com os pais para conscientizá-los

As reuniões entre pais e escola são fundamentais e atemporais. As pautas das reuniões devem ser informadas com antecedência, assim como a data dela. Se possível, já no início do ano insira no calendário do aplicativo da escola as datas, com os lembretes, assim fica mais fácil para todos eles se programarem.

O objetivo das reuniões deve ser manter os pais informados sobre o desempenho dos filhos, tanto em relação às notas quanto ao comportamento, envolvimento, dificuldades etc.

Outro cuidado a ser tomado é marcar horários convenientes para os pais. Aproveite a reunião para falar de assuntos que não costuma comunicar na agenda digital.

Sobre as situações de indisciplina, aproveite para dialogar e buscar soluções em conjunto. Vale salientar que as reuniões não anulam a importância do acompanhamento diário e gradual por parte dos pais. O ideal é mantê-los a par de tudo sempre!

Faça download gratuito do e-book sobre reunião de pais e como torná-la um sucesso na sua escola, é só clicar aqui!

Como transformar crianças indisciplinadas em alunos engajados?

É, não podemos mentir, não temos aqui uma fórmula pronta para fazer com que as escolas mudem de uma hora para outra comportamentos das crianças indisciplinadas.

Se o foco de uma escola é melhorar o desempenho das crianças indisciplinadas, ela deve ir construindo um novo padrão de hábito em cada uma de suas ações. E desenvolvendo padrões, aos poucos, vai conseguir identificar resultados positivos. 

Brigar, gritar ou somente repreender não é o melhor caminho para enfrentar o problema. A tentativa deve ser de estabelecer uma relação de respeito, na qual o aluno e o adulto criem um vínculo de confiança e admiração mútuos. Isso ajuda a mudar o comportamento das crianças.

Envolver os próprios estudantes na elaboração de algumas regras pode também ajudar em um melhor engajamento, dessa forma se sentem mais envolvidos e valorizados. Com isso, os alunos podem entender os motivos das regras e a importância de segui-las. 

Já a família deve estar sempre atenta ao comportamento. Devem sempre conversar sobre o dia a dia escolar e identificar possíveis questões emocionais que podem perturbá-los. Em casa, os alunos devem sentir-se confortáveis para desabafar sobre seus sentimentos e opiniões em relação ao que vivenciou na escola.

A existência de um canal de comunicação fácil com a escola, pode fazer com que os responsáveis e professores passem a atuar em conjunto, aumentando as chances de sucesso. Confira mais sobre o assunto no tópico a seguir!

O melhor remédio contra a indisciplina: a parceria entre família e escola!

Para promover um ensino-aprendizagem relevante, é fundamental que o tripé composto por alunos, pais e escola esteja firme. Se um deles fraquejar, possivelmente o resultado educacional não será positivo. Isso, claro, pode refletir em um mau comportamento dos estudantes.

Vale destacar que a inserção dos pais no contexto pedagógico é uma das missões mais importantes – e desafiadoras – dos gestores escolares e dos próprios professores, afinal, são os pais que fazem parte da rotina das crianças na maior parte do tempo.

Além disso, ninguém conhece e quer bem seus filhos, tanto quanto os próprios pais.

A boa relação entre pais e escola é tão importante que o assunto aparece em destaque na LDB – Lei de Diretrizes e Bases e no ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente.

De acordo com ambas as publicações, os pais possuem o direito de saber como anda o processo pedagógico, bem como podem participar da definição de propostas. Os documentos alegam ainda que as escolas têm a obrigação de articular com as famílias dos educandos.

Diante desse panorama, os pais dos alunos se tornam grandes aliados em todo e qualquer processo educacional, apesar de nem todos os educadores pensarem assim. Com certeza, com uma boa parceria entre os responsáveis e a escola, o aluno tende a ser mais disciplinado.

Afinal, se o estudante vê que os pais valorizam o que ele vive na escola, naturalmente ele tende a se esforçar mais.

A psicóloga Nivea Tuller diz que a relação entre pais e a escola é como um casamento, em que todos precisam andar lado a lado para proporcionar o crescimento e desenvolvimento dos filhos/alunos. Sendo assim, a parceria deve estar aberta ao diálogo, sem que nenhuma das partes opte por omitir informações.

“A escola está preparando o aluno para a vida, como cidadão, por isso deve ser enfatizada no âmbito familiar. E vice e versa: a escola deve respeitar cada família em sua singularidade. Quando isso acontece, o sucesso do aluno é certeiro, pois existe uma relação de confiança”, explica a profissional. 

A comunicação afinada e rápida, nesse cenário, é essencial para que essa relação de respeito se mantenha. No entanto, é preciso de uma ferramenta própria para isso.

Fortaleça a parceria entre escola e família para lidar com a indisciplina de forma eficaz. Descubra como a ClassApp pode promover uma comunicação aberta e colaborativa, envolvendo os pais no processo de disciplina e construindo um ambiente escolar mais harmonioso.

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas e veja como a ClassApp pode ajudar na parceria escola-família para enfrentar a indisciplina juntos.


Leia também

Conteúdos gratuitos