traz ótimas opções e ideias para entreter as crianças. Nós mesmos produzimos alguns que foram muito úteis para as escolas parceiras compartilharem com os pais:
9 Brincadeiras para deixar seu dias ainda mais animados
Excursão Virtual – aproveite para dar um passeio por alguns dos melhores museus do Brasil
Recesso não planejado – o que fazer com os alunos dentro de casa?
Mas e quando as crianças são muito pequenas? Falamos aqui sobre a faixa entre um e quatro anos. Como lidar e conciliar o trabalho em home office, as obrigações de casa e também a atenção que uma (ou mais) criança exige? Creches e berçários não são uma opção possível no momento, assim como a maioria dos avós e as babás. Então, o que fazer?
O primeiro passo é sempre não se desesperar e respirar. Depois é hora de ter uma conversa séria em família para ver como é possível tornar o cotidiano viável. Os dois pais estão trabalhando? É possível fazer horários flexíveis? Existe a possibilidade de um avô ou tia ou alguém da família que não esteja trabalhando ficar com você e sua família durante este período de quarentena? Essas questões têm que ser avaliadas e pesadas para as tomadas de decisão.
Todas as crianças, principalmente as menores, precisam de uma rotina mais rígida para que cresçam e se desenvolvam bem. Durante este período de isolamento, com os pais o tempo todo em casa, a criança fica feliz com isso, quer brincar mais e ter mais atenção e aproveitar as companhias. Elas não compreendem que o seu tempo não está totalmente disponível para elas e é aí que a ‘rigidez’ da rotina pode ajudar.
Desde bebês, os pequenos seguem horários para comer e dormir e isso já é um conceito de fácil assimilação. E como eles não têm obrigações escolares ainda, criar brincadeiras diferentes, separar horários para desenhos animados e para sonecas (que sejam seguidos à risca) podem ajudar a organizar o tempo em conjunto.
Podemos dizer que funciona como um planejamento estratégico corporativo. Se você consegue conciliar suas reuniões, planilhas e entregas, também consegue fazer isso. Torne essa uma nova tarefa diária e crie um calendário de atividades dos pais e dos filhos – com espaço para possíveis mudanças (que sempre existem). Mas lembrem-se que estamos apenas dando sugestões do que pode ser feito. Cada família tem seus próprios termos.
Vamos dar um exemplo de como poderia ser. É segunda-feira de manhã. A mãe cuida do café e depois precisa participar de uma reunião. Nessa hora, ela coloca uma mesa de desenhos perto da sua mesa de trabalho e sua filha de dois anos, fica desenhando ao seu lado. Enquanto isso, o pai está em seu computador, no próprio espaço de trabalho.
Após uma hora (ou mais tempo, se for possível), o pai leva a criança para brincar ao lado dele e a filha faz uma reunião com as suas bonecas – igual a da mamãe – enquanto ele cuida de seus afazeres e a mãe continua a trabalhar. O pai cuida do almoço e depois é hora da soneca da menina. Na hora de acordar, o vovô vai lá e brinca com ela com blocos de montar ou massinha e os dois se divertem juntos, enquanto os pais trabalham. Pode até ser por videochamada, caso eles estejam longe. Mais tarde, é hora do lanche. Todos comem algo juntos e conversam um pouco e depois a filha vai assistir desenhos na TV. Os pais terminam seu dia de trabalho e dedicam mais tempo à toda família.
Esse é apenas um cenário possível, de um dia hipotético, que pode existir e variar muito de acordo com as demandas e necessidades de cada família. Mas se todos trabalharem juntos para manter uma rotina, pode ser possível lidar com os desafios do dia a dia.
Apesar de não ser esse o objetivo, separamos aqui também algumas sugestões de brincadeiras que podem ajudar a entreter as crianças nos dias que a imaginação já tiver se esgotado.
Essa é uma brincadeira antiga, que serve para todas as idades e pode ser uma explosão de alegria para os pequenos. Esconda um brinquedo querido (ou um presente ou guloseima) em um ambiente da casa e peça à criança para procurar. De acordo com a idade, o local precisa ser mais fácil ou mais difícil e você pode dizer que está ficando quente quando ela chega perto ou frio, se estiver longe.
Você pode ter um pacote em casa ou pode comprar na próxima vez que for ao supermercado. Não são todas as pessoas que gostam, mas sob supervisão, ficar jogando um balão para cima pode entreter uma criança por um bom tempo. Até a brincadeira de não poder tocar com a mão pode ser divertida se os filhos forem um pouco maiores.
Aqui a brincadeira é “imitar papai e mamãe”. O menininho ou a menininha pode juntar seus bonecos e bichos de pelúcia, fazer uma roda e brincar de reunião. Cada vez um “deve” falar e contar sobre seu “trabalho” ou seu dia e o que mais quiser contar ao grupo. É uma ótima forma de estimular a criança a se comunicar, trocar ideias e fazer a imaginação voar.
Os desenhos que são feitos pelas crianças durante a semana podem ser “avaliados” pela família e o melhor (ou os melhores) são escolhidos e colados em uma parede da casa que pode ser apelidada de painel de artes. Basta escolher um local livre e deixar a criança e todo mundo apreciar as obras de arte.
Junte bolas de tamanhos variados que você tiver em casa e alguns recipientes como caixas, panelas ou bacias e improvise um espaço para o ‘basquete’. Pode colocar no alto ou mesmo no chão e deixe a criança tentar arremessar e acertar. Pode ser muito divertido.
Um sucesso de todos os tempos e para todas as idades. Prepare sua própria mistura com detergente e água. Você pode utilizar aros de tampa de garrafa como soprador, soprar através de um anel de verdade ou construí-lo com um arame fino. Use sua imaginação e busque objetos que tenha em casa que possam servir de soprador. Não tem ninguém que não se encante e se divirta com a brincadeira.
Estimular a mente da criança é sempre uma boa pedida e vale a brincadeira de sugerir que todos os seus brinquedos sejam colocados em fila e que ela escolha um nome para cada um deles e que explique porque escolheu aquele nome. Pode ser bastante engraçado e gostoso de ver. A brincadeira da estátua pode ser desafiadora, principalmente para os menores, mas também pode render muitas boas risadas.
Se quiser (ou precisar) de mais sugestões para crianças de idade variadas, esses sites trazem mais ideias:
Crianças entre seis meses e seis anos
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a respirar e pensar em ideias para o seu dia a dia durante o isolamento. Se tiver sugestões, estamos aqui para ouvi-las. Dê uma conferida na nossa Biblioteca de Conscientização.
Conte sempre conosco!
A nossa missão é transformar a experiência escolar! Por isso, acreditamos que a tecnologia deve ajudar a criar laços mais fortes entre as pessoas que transformam a educação.
Por meio do nosso aplicativo agenda escolar, que pode ser usado em smartphones, computadores e tablets, oferecemos para as escolas soluções que ajudam a elevar a qualidade da comunicação e da gestão a um novo patamar!