Quando a escola e as famílias se aproximam e criam uma relação de confiança, os resultados desta conexão são refletidos positivamente no desenvolvimento da formação do aluno, independente do segmento em que se encontra. Todavia, essa aproximação ainda é um desafio.
Mais do que antes, nos últimos meses, as famílias e as escolas precisam unir forças para manter a jornada escolar dos alunos em casa. Com isso, os desafios e tensões dessa relação se sobressaltaram, criando um bom momento para pensarmos em estratégias superá-las.
Por isso, é necessário uma boa gestão no relacionamento entre a família e escola para que a equipe pedagógica possa desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem que fazem sentido com as realidades dos seus alunos.
Mas como desenvolver essa relação? Como gerir este relacionamento a distância? A verdade é que ninguém estava preparado para o cenário atual, e não existe nenhum problema em reconhecer isso. No entanto, se mesmo com todas essas dificuldades a sua escola busca ouvir e dialogar com as famílias, o aprendizado tende a ser mais rápido.
Com essa parceria, é possível amenizar as dificuldades e identificar melhores caminhos e práticas.
Para conversarmos um pouco sobre este assunto, nós fomos (virtualmente) até o Nordeste. Mais especificamente em São Luís, no Maranhão, para bater um papo com a Elsa que trabalha como diretora geral da Escola Upaon Açu (em Tupi-Guarani significa “Ilha Grande”), que atende todos os segmentos da educação básica.