Desenvolver uma solução robusta e altamente personalizável não é fácil.
Além da complexidade de se desenvolver novas funcionalidades no app, outro grande desafio é mostrar a todas as nossas escolas parceiras como usar cada um dos módulos.
Nós da Escola em Movimento estamos mais engajados em te ajudar a usar melhor todas as funcionalidades, para que sua instituição tenha uma comunicação mais eficiente e seja capaz de fortalecer a parceria com as famílias.
Neste post, vamos falar de algumas possibilidades que quem é usuário do app tem, mas talvez desconheça. Confira!
Você precisa enviar um boletim de cada aluno?
Quer enviar boletos de pagamento, relatórios ou qualquer outro tipo de arquivo, mas não quer ter o trabalho de enviar um por um?
Pelo app, isso é possível.
Basta que todos os arquivos sejam nomeados com o Nome do Aluno ou RA (Registro Acadêmico) e, ao enviar a mensagem, clique em “Anexos Individuais” e selecione todos os arquivos desejados.
Dessa forma, mesmo que você envie vários arquivos de uma só vez, cada anexo será mandado apenas para os responsáveis por aquele aluno do nome do anexo.
Facilita bastante, concorda?
Clique aqui para ver o passo a passo sobre como enviar Anexos Individuais →
O Escola Pag é o novo módulo do nosso app que permite que sua escola envie pagamentos para os pais.
A escola pode mandar quantos pagamentos quiser e de forma segmentada. Ou seja, é possível enviar qualquer cobrança para um aluno, turma, série ou unidade inteira, por exemplo.
Com a fatura enviada, os pais recebem uma notificação no smartphone e podem optar por pagamento via cartão de crédito ou boleto bancário.
Isso gera mais comodidade e segurança para a escola no recebimento dos valores, e a funcionalidade também gera valor para as famílias, que não precisam mais realizar os pagamentos presencialmente.
Saiba mais sobre o Escola Pag →
Se sua escola usa o Estou Chegando (se deseja conhecer a funcionalidade, clique aqui), agora pode ter mais uma facilidade para tornar o processo de saída ainda mais simples.
O Estou Chegando ajuda muito a otimizar o processo de saída. Mas, e no caso dos pais que não podem buscar a criança e enviam outra pessoa para buscá-la?
Para situações como essa, sua escola pode habilitar a opção para os responsáveis criarem autorizações de terceiros, diretamente pelo aplicativo.
Essas autorizações podem ser temporárias, ou não, a depender da escolha da sua escola.
Ao criar a autorização, o responsável pode colocar fotos e deve inserir o n° de algum documento para que a autorização seja criada.
Saiba aqui como Gerenciar Autorizações Temporárias →
O Estou Chegando ganhou algumas melhorias importantes para ajudar a escola a otimizar ainda mais o processo de saída.
Agora, os responsáveis podem informar no app se vão esperar a criança dentro do carro, ou diretamente na portaria. Essa informação aparece para a escola no painel de chegada, o que permite uma maior agilidade na saída.
É possível também visualizar a fila de carros por ordem de chegada, e visualizar todo o histórico de saída.
A funcionalidade agora permite mais configurações e ajuda a organizar melhor o processo.
Como Visualizar Fila de Liberação dos Alunos | Pais aguardando a pé na portaria →
Como Visualizar Fila de Liberação dos Alunos | Pais aguardando no carro →
Ter a Agenda Digital integrada ao Sistema de Gestão vai facilitar o trabalho da sua escola.
A Escola em Movimento já tem integrações com diversos ERP’s no mercado como, por exemplo: Active Soft, Açai System, Gennera, Infodat, Kaits, Lyceum, Proesc, Resolve, Serco, Sponte, Sophia, SWA, TNT, Totvs, Unicollege e Wpensar.
As integrações ajudam a evitar duplicidades em ambos os sistemas.
Em alguns tipos de integração, o login dos usuários também pode ser unificado, facilitando o acesso.
Outra grande vantagem é o acesso diretamente no aplicativo a informações do Sistema de Gestão, como notas, boletos e demais informações acadêmicas.
Já tem os sistemas integrados em sua escola? Se não, saiba aqui como integrar seu Sistema de Gestão ao App →
Com o Diário de Turma, sua escola pode enviar informações bem detalhadas sobre a rotina alimentar, fisiológica e também pedagógica das crianças.
Há várias formas de configuração para que consiga, de maneira bem simples e prática, enviar o máximo de informação relevante para as famílias.
No cardápio, por exemplo, sua escola pode criar o modelo com os itens que desejar. Assim, os pais têm acesso a todos os detalhes, sem sua escola precisar gastar muito tempo para compartilhá-los.
Além dos inúmeros modelos para a Educação Infantil e Fundamental I, sua escola pode utilizar o Diário de Turma para compartilhar informações sobre Conteúdo Ministrado e Lição de Casa.
Saiba mais sobre o Diário de Turma →
Esse é um truque simples para facilitar a seleção dos destinatários.
Na caixa em que define quem recebe, basta digitar os caracteres de porcentagem: “%%%”, que os nomes de todas as seleções aparecerão em ordem alfabética.
Uma dica simples que vale a pena você saber para facilitar o uso da ferramenta.
A possibilidade de criar um álbum de fotos, no módulo Conteúdos, provavelmente já não é mais novidade para você, certo?
O que alguns usuários não sabem é que, ao selecionar o item “Fotos”, no momento de enviar uma mensagem, você pode selecionar várias imagens de uma só vez.
No smartphone, os pais visualizam as fotos em formato de uma galeria, em slideshow.
Enviar boas fotos do que acontece no dia a dia da escola vai te ajudar a aproximar as famílias do ambiente da instituição.
Sua escola pode gerar Carteirinhas de Identificação para cada aluno no smartphone.
A carteirinha tem a foto do aluno e pode ser gerada em código de barras ou QR Code.
Também é possível inserir uma imagem de fundo no documento, como a logomarca da escola, e definir as cores da identificação.
Mais uma facilidade simples pra implementar que sua escola pode aproveitar. Que tal?
Veja aqui como usar em sua escola →
Sua escola pode inserir itens próprios no menu do aplicativo.
Links do portal do aluno, redes sociais e site da sua escola podem aparecer no menu do app.
É possível também inserir um link de uma pasta de documentos no menu.
Essa opção é altamente interessante para dar mais visibilidade a algum tipo de arquivo ou site que deve ser visualizado constantemente pelos usuários.
Para inserir um item de menu personalizado, entre em contato com nosso time de suporte pelo email suporte@webapp203002.ip-69-164-201-75.cloudezapp.io, ou telefone (31) 4003-9541.
Ao clicar em “Documentos”, no menu principal, utilizando o sistema pelo navegador, você pode acessar as estatísticas de audiência dos conteúdos enviados.
É possível ver a quantidade de visualizações ao todo, por pasta ou por documento.
Basta clicar no ícone de gráfico que fica ao lado. É possível também descobrir o horário que tem a maior taxa de abertura e comparar os diferentes períodos.
Com os números, fica mais fácil medir o engajamento das famílias com cada conteúdo postado, e entender o que funciona melhor.
Ao criar um evento no calendário, você seleciona as pessoas que vão receber a notificação.
No entanto, uma possibilidade que nem todos sabem, é a de enviar um convite para que os convidados para aquele evento confirmem sua presença.
Para que isso seja possível, o tipo de calendário em que o evento é criado deve permitir essa opção.
Além dos convites, é possível também criar lembretes para evitar os esquecimentos.
Saiba mais acessando a página de Calendário em nosso site →
O módulo Atendimento é essencial para qualquer escola que usa o aplicativo Escola em Movimento.
Isso, porque o valor que ele gera é muito grande, ao organizar o atendimento e permitir uma resposta mais rápida por parte das instituições.
O módulo Atendimento permite algumas configurações avançadas, como:
É possível definir que tipos de interações geram notificações para os atendentes e para quem solicita atendimento
Habilitar o envio de anexos para o usuário que abre o atendimento
Criar um canal de atendimento em que o atendente usa apenas respostas padrão
Criar o canal em que o solicitante informa o nome do aluno, ou não
Sua escola pode criar quantos canais achar necessário e otimizar a comunicação com as famílias
Novidade: Agora é possível transferir um chamado para outro canal de atendimento
Se quiser saber sobre como o módulo de Atendimento funciona na prática, acesse a página da funcionalidade aqui →
Vídeos são o tipo de conteúdo do momento. Um estudo da State of Video Marketing aponta que, em média, cada usuário assiste 1,5 hora diariamente.
Sua escola pode obter grandes benefícios ao compartilhar vídeos com os usuários e é bem provável que todos já saibam que podem compartilhar um vídeo do Youtube na ferramenta.
No entanto, nem todos os usuários sabem que podem subir o vídeo diretamente no aplicativo.
E que diferença isso faz?
Ao postar diretamente no sistema da sua escola, você garante que apenas os usuários do aplicativo vão visualizar o vídeo.
No Youtube, mesmo que o vídeo não esteja listado, o link pode ser compartilhado com qualquer pessoa. Ao enviar o vídeo pelo app, você garante engajamento e ao mesmo tempo privacidade.
Veja como enviar um vídeo pela plataforma →
Muitos se esquecem de usar a funcionalidade de Enquetes e Pesquisas para avaliar a satisfação e obter insights das famílias, alunos e colaboradores.
Por exemplo, tem dúvidas sobre o melhor dia para a realização da festa junina? Faça rapidamente uma enquete para saber a melhor data para os pais.
Quer conhecer melhor o perfil das famílias da sua escola? Faça uma pesquisa para obter informações de seu interesse.
Como a facilidade para obter respostas é maior dentro de um aplicativo, sua escola pode conseguir mais dados, e com isso aprimorar seus processos.
Veja aqui como enviar Enquetes e Pesquisas →
Sabe um dos motivos pelos quais o Facebook conseguiu se tornar uma das empresas mais importantes do mundo?
Por que a empresa descobriu o que você gosta. E como? Após tantas curtidas nos posts, o algoritmo da rede foi capaz de identificar os conteúdos que você mais gostava, e então começou a te mostrar posts semelhantes.
Sua escola também pode descobrir os tipos de comunicado que mais fazem sucesso com as famílias. Basta habilitar o botão Curtir ao enviar suas mensagens.
Com o botão Curtir, você pode identificar que tipos de posts os pais mais gostam de receber e criar uma estratégia de comunicação mais eficiente.
Além do botão Curtir, você pode também habilitar o botão “Dúvidas”, para que o familiar consiga responder diretamente uma mensagem enviada.
Para que sua escola consiga ótimos resultados na comunicação, precisa fazer o melhor uso possível da tecnologia.
Com os dados que o sistema te dá, tome decisões mais assertivas sobre os conteúdos que mais encantam seu público.
Com a ajuda de várias das funcionalidades, envie conteúdos relevantes do que acontece no dia a dia da escola para fortalecer a relação com as famílias.
Se a sua escola quer ajuda para usar melhor algumas dessas funcionalidades no app, pode entrar em contato com o nosso time de atendimento, pelo email suporte@webapp203002.ip-69-164-201-75.cloudezapp.io, ou telefone (31) 4003-9541.
Sua escola pode também, sem nenhum custo adicional, fazer treinamentos online para aprimorar o uso do app. Agende aqui nesta página →
Você pode também sugerir pautas de conteúdos para te ajudarmos a usar melhor as funcionalidades, mandando um email para marketing@webapp203002.ip-69-164-201-75.cloudezapp.io.
Se achou o conteúdo útil, compartilhe também com os colegas da escola! Se tem alguma pergunta, comente abaixo!