Há cinco anos atrás escolas que abandonavam as agendas de papel para usar um aplicativo escolar eram exceção. Apenas realmente as mais inovadoras topavam, logo de cara, deixar o tradicional para apostar em um novo produto.
Literalmente apostar. Afinal, ninguém poderia dizer com ampla certeza quais seriam os resultados. Com a experiência adquirida ao longo desses anos de mercado a Escola em Movimento viu que a tecnologia poderia sim melhorar muitos processos na escola.
Teria a possibilidade de facilitar o atendimento aos pais, ajudar a aproximá-los e aumentar o engajamento, a otimizar trabalho dos colaboradores, entre outros benefícios.
Esse mesmo aprendizado nos mostrou que algumas escolas se sobressaem no uso da ferramenta. Isto por conseguirem extrair ao máximo da tecnologia para tornar os pais mais satisfeitos, os colaboradores mais produtivos e os alunos mais bem preparados.
Quer saber o que aprendemos com essas experiências das escolas? Confira abaixo!
O objetivo dos canais de atendimento é otimizar a comunicação. E é o que de fato acontece.
Ter o aplicativo escolar e não usar os canais de atendimento certamente não é a melhor escolha.
Primeiro, porque o módulo profissionaliza a comunicação. Com o chat livre, em algumas situações as conversas podem não ter um início, meio e fim definidos. No canal de atendimento isso está bem claro. O usuário abre o ticket, e depois do atendimento ser resolvido pela escola ele é encerrado.
Chats dão uma impressão maior de impessoalidade. Usar os canais de atendimento ajuda a institucionalizar a comunicação.
Alguns dos canais mais usados: Fale com o Professor, Fale com o Coordenador. Reserva de Livros, Saída com terceiros, Segunda Via de Documentos, Financeiro, Secretaria, Críticas, Elogios e Sugestões.
Identifique os assuntos que os pais mais precisam falar com a escola, crie os canais para estes fins, e todas as comunicações vão diretamente para os responsáveis por aquele tema. Dessa forma o atendimento torna-se mais rápido. Não sabe como funciona? Assista ao vídeo.
Boas fotos são sempre muito bem-vindas e curtidas – literalmente. Não é à toa que uma das principais redes sociais é o Instagram, uma rede onde as pessoas só podem postar imagens, nada de textos ou links na linha do tempo.
Você quer agradar os pais? Deixá-los realmente empolgados com a ferramenta da escola? Acreditamos que não exista uma forma melhor, especialmente na educação infantil, do que criar álbuns de fotos.
Para os pais, receber essas fotos é algo que tem muito valor. E para os colaboradores, poder compartilhar essas imagens dentro do app é algo bem prático. Além da ferramenta oferecer segurança e privacidade nas imagens compartilhadas, permite também uma fácil visualização.
Aproveitando o módulo de conteúdos, a escola pode também organizar pastas com todos os tipos de arquivo para facilitar a consulta.
Que tipos de eventos você coloca no calendário do app? Quanto mais planejado for o seu calendário letivo, o máximo você deve conseguir refletir esse planejamento no calendário da ferramenta.
Assim desde o começo do ano os pais podem se planejar, porque sabem bem as datas das férias, dos feriados, das reuniões, e por aí vai.
Uma escola de Brasília que utiliza o app Escola em Movimento aproveitou para configurar todas as datas de provas no calendário. Criando lembretes de forma personalizável e também inserindo os documentos para estudos anexados.
Dessa forma, além de não esquecer, fica fácil para os usuários se prepararem melhor para os testes de aprendizado.
Está enviando conteúdo para pais de alunos da educação infantil? Pense em compartilhar conteúdos que vão ajudá-los na educação dos filhos. Isso é gerar valor para eles, talvez sem nem gastar muito tempo dos colaboradores da escola. Um investimento de tempo que realmente vale a pena.
Pense em conteúdos que realmente sejam úteis para quem está se comunicando. Naturalmente assim estará fortalecendo a imagem de sua escola. Este artigo Por que as escolas que investem em comunicação têm mais valor? também vai te ajudar a se comunicar melhor com os pais.
Escolas às vezes investem em campanhas de marketing para atrair novos alunos e deixam de aproveitar outras formas mais simples para fortalecer sua marca.
Para falar com quem já é parceiro da escola, não existe nenhuma ferramenta de comunicação mais eficaz, como mostra a imagem abaixo. Deixar de usar todo este potencial parece não ser a melhor escolha, não é mesmo?
Muita gente subestima o poder que as pesquisas de satisfação tem. No entanto subestimar seria abrir mão de poderosos insights para aprimorar processos em sua escola.
Bill Gates certa vez disse que clientes insatisfeitos são a melhor fonte de aprendizado de sua empresa.
Saber o que os pais pensam é muito importante, e as respostas dos questionários trarão métricas valiosas. Esses números vão ajudar sua escola a melhorar a retenção e também a atração de alunos. Aproveite a facilidade que o app oferece para avaliar a opinião dos responsáveis. Saiba mais como criar as Pesquisas e Enquetes
O módulo de Diário de Turma já tem opções diversas para otimizar o envio de mensagens. Existem modelos como: Alimentação, Lição de Casa, Presença, Mensagem de chegada, Mensagem de saída, Sono, Rotina fisiológica, Cardápio, Ocorrência, entre outros vários.
É tentador ter um grupo no WhatsApp para discutir questões internas. A questão é que por se tratar do uso de uma ferramenta de uso pessoal – a não ser o caso de raras exceções – misturam-se ali assuntos que não são de trabalho.
No WhatsApp o que não faltam são distrações. Logo, ter um chat no app escolar para comunicação interna entre os setores pode facilitar a comunicação. Além de torná-la mais profissional e eficiente.
Com a comunicação interna na ferramenta, fica também mais fácil para institucionalizar uso do app.
Para ter um documento de identificação oficial e seguro para os usuários do app, disponibilize a Carteirinha digital no aplicativo de sua escola. Você pode escolher se vai usar o código de barras ou QR Code e personalizá-la com as cores da escola. Saiba como usar em sua escola!
Se o trânsito na porta da escola está complicado e a saída dos alunos demorada, por que ainda não está usando o “Estou Chegando”?
Como toda funcionalidade adicional do app, não existe nenhum custo extra para que sua escola monitore a chegada dos pais.
Assim, os pais passam a avisar que estão a caminho, a escola identifica a distância e liberam os alunos na hora certa. Uma tecnologia que vai fazer os pais ganharem tempo com certeza irá gerar mais valor para a sua escola. Veja como funciona neste vídeo.
E aí, gostou das dicas? Tem algum caso legal de uso em sua escola? Compartilhe conosco!
gostaria de saber como criar um álbum de fotos, obrigada.
Olá, tudo bem? Você pode criar o álbum de fotos em documentos, criando uma pasta, e assim inserir todas as fotos que quiser! No mais, desculpe a demora na resposta. Se precisar que alguém do suporte te ligue, deixe seu nome e telefone, por gentileza. 🙂