Dicas de leitura de livros sobre aprendizagem

Livros sobre aprendizagem: 6 dicas de leitura

Comunicação escolar
|
🕑
3
min. de leitura
|
31/3/2023

Sabemos que os livros podem ser uma grande fonte de aprendizado dos alunos e também para qualquer pessoa que deseja evoluir.

Há livros focados para quem quer atuar no mercado financeiro, quem quer se especializar em cozinhar, quem quer saber tudo sobre design, ou qualquer outra coisa.

A infinidade de conteúdos existente permite nosso aperfeiçoamento constante, podemos com os livros aprender com os melhores em cada área.

Já para os educadores, que para muitos têm a função social mais importante entre todas as profissões, quais livros podem ajudar?

Certamente, muitos. Mas, neste post, reunimos algumas dicas de livros que trazem ensinamentos valiosos para potencializar o aprendizado dos alunos. Nem todos têm o mesmo propósito, mas eles ajudam a entender o funcionamento da mente, a criação de hábitos e a melhorar o relacionamento com os estudantes e responsáveis.

Estas obras, além de te ajudarem a melhorar os resultados, trarão informações relevantes para aumentar também a sua qualidade de vida. Vamos às dicas de livros sobre aprendizagem!

1 – O Poder do Hábito

Todos sabemos que para um aluno ter sucesso precisa ter bons hábitos. Os hábitos da leitura, de uma boa alimentação, de um equilíbrio entre atividades de lazer e de estudo, de prática de exercícios físicos, todos estes são bastante positivos.

E em que a escola e os educadores podem ajudar na construção destes bons hábitos? Se existe um livro para ajudar nisso, definitivamente não há outro melhor que o Poder do Hábito.

O autor Charles Duhigg, ex-repórter do New York Times, explica que o loop do hábito, um padrão neurológico que governa qualquer hábito, consiste em três elementos: uma deixa, uma rotina e uma recompensa.

Compreender bem esses componentes ajuda a mudar os maus hábitos e formar os bons.

Entre algumas histórias, o autor cita como o nadador olímpico Michael Phelps, o diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, e o grande líder Martin Luther King desenvolveram hábitos que os ajudaram a ter sucesso.

Uma das histórias interessantes do livro é a que conta como os americanos criaram o hábito de usarem creme dental para escovar os dentes. Até 1.900, apenas 7% dos americanos tinham este hábito, e em 10 anos, passou para 65%, com uma mudança na estratégia de marketing adotada pela indústria de creme dental.

A estratégia usada para alavancar as vendas da Pepsodent foi reforçar a ideia de que o produto iria deixar os dentes mais brancos e bonitos, ao invés de focar na redução do número de cáries. Para isso, colocaram na fórmula do produto uma substância com menta, que dava a sensação de frescor no hálito.

Isso não mudava em nada a eficácia do produto, apenas mudava a sensação de quem usava o produto. Era a recompensa pela rotina criada. E foi o que transformou uma indústria.

Entender a ciência por trás dos hábitos vai ajudar educadores a instruírem melhor os alunos. É um livro certamente interessante para entender por que fazemos o que fazemos.

2 – Quem Ama, Educa

O livro de Içami Tiba é o maior bestseller de educação do Brasil e não é à toa. O livro busca instruir os educadores a não mais seguir o padrão dos nossos pais, e quebrar os velhos modelos.

Assim, os educadores do século XXI precisam absorver o novo ritmo da geração digital dos jovens, que está mergulhada em vários estímulos tecnológicos.

O objetivo do livro é ajudar educadores e pais a formar cidadãos éticos e felizes. Com isso, a obra enfatiza a responsabilidade das famílias na educação dos filhos, que hoje é atribuída à escola.

Mesmo com o foco sendo as famílias, o livro traz conceitos importantes até para as escolas serem capazes de se comunicarem com os pais de forma eficaz. E, além disso, ser capaz de sensibilizá-los a cumprirem bem seus papéis.

3 – Pais Brilhantes, Professores Fascinantes

O psiquiatra Augusto Cury é o autor brasileiro mais lido nas duas últimas décadas. Neste livro, ele fala tanto para os pais como para os professores e educadores.

Ele pede aos professores que tenham paciência com os alunos, que na visão dele não são culpados pelas suas agressividades e agitação em sala de aula.

Os bons professores são os que possuem sensibilidade para contribuir para que os estudantes desenvolvam sua autoestima e inteligência emocional. O professor deve, além do conteúdo didático, contar a sua trajetória de vida, transmitir suas experiências.

Cury também estimula os educadores a não corrigirem publicamente, a não serem excessivamente críticos e nem colocar limites sem explicações.

A obra de Cury pode ajudar os profissionais da escola – a quem ele mesmo caracteriza como os mais importantes da sociedade – a se sentirem mais confortáveis e felizes na profissão, apesar dos desafios.

Com um bom relacionamento entre todos na escola, fica mais fácil criar um ambiente de alta aprendizagem entre os estudantes.

4 – Rápido e devagar

O autor do livro, Daniel Kahneman, é ganhador do Prêmio Nobel de Economia e é visto como um dos mais importantes pensadores do século XXI. Na obra Rápido e devagar, duas formas de pensar, ele coloca em xeque que as decisões que tomamos são essencialmente racionais.

Suas ideias tiveram impacto em várias áreas, como economia, psicologia, medicina e política. Usá-las na educação pode nos ajudar a ter reações melhores aos milhares de estímulos que recebemos todos os dias.

No livro, o autor demonstra vários exercícios de lógica e raciocínio para explicar o funcionamento da mente, que podem também ser usados em sala de aula.

O autor expõe que o pensamento humano se divide em dois tipos: um rápido, intuitivo e emocional. O outro, é mais lento, elaborado e lógico. Explica como a mente tem capacidades extraordinárias do pensamento rápido e revela o peso das intuições no processo de tomada de decisões. E que nem sempre podem ser as mais adequadas.

Kahneman traz técnicas poderosas para nos protegermos de falhas mentais. O livro, de certa forma, é um pouco pesado, por isso pode não ser atraente para os alunos. Mas pode ajudar a desenvolver o raciocínio deles, se as informações trazidas no livro forem bem usadas pelos educadores.

Como conclusão a partir do livro, as instituições de ensino podem educar os alunos a serem pensadores disciplinados, a entenderem melhor a tomada de decisões, os princípios de probabilidades e as estatísticas.

5 – Neurociência e Educação: Como o Cérebro Aprende

Entre todos os livros citados, esta obra de Ramon Cosenza e Leonor Guerra é a mais focada na aprendizagem.

O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações e armazenamos o conhecimento. Compreender o funcionamento e as estratégias que favorecem o aprendizado é algo de total interesse dos educadores, e o livro pode ajudar muito nisso.

Incluindo professores, pais e todos os envolvidos na educação. O livro traz, em uma linguagem simples e clara, uma fonte segura de fundamentos neurocientíficos do processo de ensino-aprendizagem que podem auxiliar todos os envolvidos nessa atividade a entender o sucesso ou o fracasso de muitas estratégias pedagógicas.

Entender o aspecto neurológico pode levar as suas estratégias de ensino além.

6 – O Monge e o Executivo

No ambiente escolar, o que seria um líder? O gestor escolar seria o líder dos rumos da escola. O coordenador é um líder entre os professores, articulando a teoria e a prática com os docentes. Já estes, são os líderes em sala de aula, os que são a referência de aprendizado dos alunos.

São vários os papéis de liderança exercidos dentro da escola, mas às vezes isso é ignorado. O livro O Monge e o Executivo, de James C. Hunter, é um clássico sobre o que é ser um verdadeiro líder.

Na obra, o autor conta a história de Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, ensinando de forma clara os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

Como o principal ensinamento, que para liderar é necessário servir. A autoridade se estabelece em servir aos outros e se sacrifica por eles.

O livro pode dar insights para fazer com que os liderados deem o melhor de si e exista um melhor relacionamento entre eles e o líder.

Gostou das dicas? Nesse outro artigo você encontrará mais 10 livros que todo gestor escolar deveria ler! Clique aqui para conferir.

Leia também

Conteúdos gratuitos