7 sinais de que você é mesmo um educador de sucesso

8 sinais de que você é mesmo um educador de sucesso

Por muitos anos, pensou-se que a definição de sucesso se passava somente pelos resultados da carreira. Nessa velha concepção, as pessoas que tinham trabalhos mais importantes, ou que ganhavam muito dinheiro, eram as consideradas bem sucedidas.

Você poderia distinguir as pessoas bem sucedidas das outras pelos seus carros, pela roupa, suas casas e seus bens materiais. No entanto, essas percepções sobre o sucesso foram mudando, se tornando mais amplas e menos pragmáticas.

Suponhamos o caso de um indivíduo que tem um cargo importante e uma mansão. No entanto, mesmo jovem, essa pessoa sofre com forte estresse e ansiedade, vive vida sedentária e morre de infarto. Essa pessoa pode ser chamada de bem-sucedida?

No caso de uma pessoa que tem uma conta bancária e vários investimentos rentáveis, sempre tem dinheiro para tudo que precisa, mas não tem tempo para ficar com seus filhos porque a carreira significa absolutamente tudo. Isso seria significaria ter sucesso?

A maioria das pessoas com certeza responderia que não. Neste post, sete sinais que mostram se você é bem sucedido. As dicas são de Liz Ryan, CEO da Human Workplace, que falou sobre os tópicos na Forbes, e relacionamos com o contexto escolar, confira:

Dar sempre o seu melhor

Você é bem-sucedido se você sempre der o melhor de si em sua carreira. Você tem determinada tarefa, e se em algumas situações você tem receio de dizer aos companheiros a verdade – porque eles podem não gostar – você não é bem-sucedido ainda.

É o caso de um gestor escolar que busca a excelência em todos os processos na escola. Mesmo com o passar dos anos, o brilho nos olhos para ver os resultados não muda, o desejo de ver o desenvolvimento dos alunos é sempre o mesmo. Logo, o líder quer também que os colaboradores cresçam, pois entende que isso é imprescindível.

É o colaborador que quer constantemente aprender coisas novas, ser melhor do que ontem, e para isso busca sempre por novos conhecimentos.

8 sinais de que você é mesmo um educador bem sucedido
Ser capaz de levantar os outros

Você é um educador bem sucedido se consegue ajudar os alunos a se desenvolverem e tem consciência disso. Se como diretor, coordenador, professor, essa pessoa entende os caminhos para despertar paixão nos alunos, pode-se considerar uma pessoa de sucesso.

Agora, se você deixa os outros dizerem o que deve fazer em sua carreira, você ainda não é bem sucedido.

Um grande líder é aquele que consegue servir aos outros, dando a eles as condições para se desenvolverem. Logo, o diretor escolar capaz de lidar com os colaboradores que não estão em um bom dia se destacam. E esse gestor passa a ter mais aliados para fazer valer o propósito da escola.

O mesmo vale para os colaboradores da escola que precisam atuar para ajudar algum aluno indisciplinado. Indivíduos com capacidade para conquistar a confiança das pessoas estão sempre a frente.

Veja também

A importância da parceria entre pais e escola para um bom rendimento escolar dos filhos

Baixe o Manual do Gestor Escolar

Saber a hora certa de falar e se posicionar

Você é bem-sucedido quando sabe a hora de falar e se posicionar, dizer as palavras que vão causar conforto e passar segurança para quem te ouve. Se você prefere se manter calado enquanto uma pessoa mais autoconfiante falaria, você ainda não é bem-sucedido.

A habilidade da oratória ajuda a conquistar a confiança das pessoas e até mesmo a inspirar os companheiros a melhorar. Nas escolas, essa característica é fundamental.

Os melhores educadores sabem se comunicar bem em todos os tipos de contexto. Especialmente nas situações que existem algum conflito. Essa pessoa sabe então usar os gatilhos mentais – mesmo que inconscientemente – para conseguir o que deseja. Seja a satisfação dos pais, seja o engajamento do aluno.

Ter capacidade para sonhar alto

Você é bem-sucedido quando se sente apto a sonhar tão grande quanto quiser. Quando você tem uma visão bem definida de como deve ser a sua vida, e toma passos em direção a esta vontade. Não importa o quão pequenos são esses passos ou quanto você demore para chegar lá, o importante é que neste caso você já tem sucesso.

Afinal, quando a pessoa se sente confortável para sonhar algo é um sinal de que está de bem com a vida, tem autoconfiança e é perseverante para buscar seus objetivos. Um gestor que acredita que tudo que já podia aprender já foi introduzido à cultura da escola certamente não é tão bem-sucedido.

Outro que entende que sua escola pode sempre melhorar, que acredita sempre no melhor de cada um, com certeza tem sucesso, e ajuda os colaboradores da escola a se desenvolverem.

Você pede ajuda quando precisa

Pessoas que se recusam a pedir ajuda demonstram determinada imaturidade. Pedir por ajuda significa que você não se sente mais um super herói, que precisa provar algo por ser perfeito.

Quem consegue educar sozinho? Ninguém, nem mesmo os pais. Saber trabalhar em grupo e buscar parcerias torna o processo mais fácil. Não ter medo de mostrar suas fraquezas também é importante, assim você entende que ninguém é bem-sucedido sozinho.


Você não é o centro do universo

É comum existirem pessoas com carreiras bem sucedidas mas que agem como se fossem o centro do universo. Existem como se o mundo fossem deles, e os demais apenas estivessem vivendo em seu mundo.

Para o verdadeiro bem-sucedido, é necessário dominar a habilidade de sentir compaixão. Este entende que os sentimentos e sonhos das outras pessoas são tão importantes quanto os seus, e que essas outras pessoas podem ter sucesso junto com ele.

É respeitado e admirado pelas pessoas à sua volta

Se você está rodeado de pessoas que ama e essas pessoas te amam de volta você é uma pessoa bem sucedida. Você entende que a sua carreira não te define, mas nem por isso deixa ela de lado. Seu estado mental, sua crença em si mesmo e sua paixão por seus valores representam tudo.

Talvez esta seja a característica que confira ao ser humano mais felicidade. Afinal, ter esse sentimento recíproco provoca as melhores sensações.

Um diretor que consegue ser admirado pelos colaboradores, pais e até alunos certamente consegue melhores resultados. Consegue passar uma imagem muito positiva da escola, facilitando as condições para que todos atinjam seus objetivos.

O professor admirado pelos alunos consegue engajá-los, fazer com que se interessem pelos conteúdos passados e criar uma parceria. Os resultados são óbvios: mais aprendizado por alunos. Fica mais fácil entender porque esse perfil de pessoa é um perfil de alguém bem-sucedido, concorda?

PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a votar)
Loading...
Author: Escola em Movimento

Deixe um comentário