Como falar do desenvolvimento de um aluno para os pais

Como falar do desenvolvimento de um aluno para os pais e mostrar sua evolução

Comunicação escolar
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min. de leitura
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22/2/2023

O acompanhamento dos filhos na escola particular é assunto que motiva todos os pais interessados no desenvolvimento e na formação das crianças e adolescentes. 

Para isso, a escola e os professores têm o papel fundamental de informar os responsáveis sobre a progressão dos alunos e possíveis problemas que eles venham enfrentando.

A reflexão sobre este desenvolvimento é essencial para que educadores e familiares encontrem juntos os melhores caminhos.

Neste post, veja como falar do desenvolvimento de um aluno para os pais e mostrar a evolução! Conheça as melhores formas para fazer isso e veja quais informações devem ser priorizadas em cada etapa da vida escolar dos estudantes.

Como apresentar o desempenho do aluno para as famílias?

A forma mais costumeira de apresentar a evolução dos alunos é por meio das reuniões de pais

Nesses encontros, os docentes fornecerão aos responsáveis um feedback completo sobre as atividades e atitudes dos estudantes ao longo do período, permitindo que eles tenham um conhecimento mais preciso sobre o comportamento e o progresso dos filhos.

Durante o encontro, os professores vão relatar quaisquer dificuldades de aprendizado e comportamento, demonstrar as etapas propostas no planejamento escolar, bem como as notas dos alunos nas avaliações.

As reuniões de feedback também são benéficas para os professores, uma vez que os auxilia a compreender melhor o contexto familiar de cada aluno, fator fundamental para despertar mais empatia dos docentes.

Mas as reuniões pedagógicas não são a única forma de mostrar a evolução dos alunos para os pais. 

Seja na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou Médio, os professores devem elaborar e apresentar um relatório individual sobre cada aluno.

Trata-se de um documento importante para que pais e educadores tenham uma noção mais concreta do desenvolvimento dos alunos, bem como suas dificuldades.

O relatório costuma ser uma das maneiras mais eficazes de mostrar a evolução dos alunos para os pais. 

Em oposição aos boletins, que só trazem a realidade fria das notas conquistadas nas avaliações, os relatórios escolares apontam detalhes sobre o que os alunos realmente aprenderam do conteúdo ensinado em sala de aula.

Quais habilidades foram desenvolvidas de acordo com o que se espera de cada idade?

Pense em agrupar informações relacionadas à criatividade, comportamento social, solução de problemas, escrita etc. 

A elaboração dos relatórios individuais faz parte da rotina dos professores e traz as principais informações sobre o desenvolvimento dos alunos em cada período, seja bimestre, trimestre, semestre ou de todo o ano letivo.

De uma maneira geral, cada escola determina a frequência com que o professor deve fazer essa avaliação. 

No entanto, o ideal é que isso não seja feito apenas no final do ano, mas com a maior frequência possível, uma vez que o feedback não é importante apenas para a escola, como também para os próprios pais, servindo para engajá-los na educação dos filhos e para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

O relatório tem especial importância na vida escolar de alunos indisciplinados ou que apresentam algum problema de aprendizado. 

As informações relatadas no documento vão servir para que outros educadores que venham a trabalhar com a criança tenha um norte das suas carências e habilidades, permitindo, sempre que possível, que a instituição elabore estratégias didáticas diferentes para cada aluno.

Com o passar dos anos, a escola passa a ter em mãos um histórico não apenas da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos em relação ao conteúdo ensinado em sala de aula, como também sobre suas habilidades sociais. 

Dessa forma, o relatório se torna um instrumento essencial para mostrar aos pais a evolução dos seus filhos.

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Ideias para registrar e compartilhar o desenvolvimento dos alunos

Como vimos, os relatórios e as reuniões de feedback são algumas das formas mais utilizadas para mostrar a evolução dos alunos para os pais. No entanto, essas não são as únicas maneiras de se fazer isso.

Cada vez mais presente no dia a dia das escolas, a tecnologia também pode auxiliar no acompanhamento do desenvolvimento dos estudantes por docentes e responsáveis, fortalecendo a parceria entre a família e a escola.

Com o ClassApp, por exemplo, sua escola tem imensa facilidade em se relacionar com as famílias e assim estreitar os laços. 

Por meio da solução, a escola consegue enviar relatórios e documentos referentes ao aluno que mostram a sua evolução ao longo do ano letivo e utilizar a funcionalidade de rotina para envio de informações diárias sobre o ambiente escolar e comportamento em sala de aula.

As soluções digitais permitem mais praticidade para compartilhar as informações e você pode aproveitar estes recursos para oferecer mais clareza sobre o desenvolvimento dos estudantes. 

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As informações que os pais dos alunos da Educação Infantil mais precisam

A Educação Infantil talvez seja o período mais crítico para o aprendizado dos alunos e em que muitas informações são relevantes e devem ser acompanhadas e compartilhadas com os pais.

Nesse sentido, é fundamental que o professor relate:

Alimentação: a família tem direito de saber quais alimentos vem sendo servidos para os seus filhos durante as refeições, bem como ser informada sobre quaisquer rejeições e até mesmo preferências. Dependendo da idade, é importante informar os responsáveis sobre o uso dos talheres, se a criança está se servindo sozinha etc.;

Frequência do sono: é preciso informar a quantidade de horas que a criança vem dormindo, se ela tem descansado fora do horário de costume e também a qualidade da soneca. Compartilhar essas informações com os pais é essencial para que, junto com eles, a escola consiga analisar possíveis problemas e fazer ajustes à rotina e às necessidades da criança;

Necessidades educacionais especiais: os professores devem informar os pais sobre quaisquer necessidades educacionais especiais que, porventura, vierem a detectar nos alunos;

Problemas de saúde: obviamente, os pais devem ser informados por qualquer mal-estar ou sintomas suspeitos que as crianças venham a apresentar durante seu tempo na escola. Vale lembrar que somente os responsáveis podem autorizar a administração de medicamentos;

Questões familiares: como vimos, entender o contexto familiar é fundamental para que os professores compreendam as crianças e saibam como lidar melhor com emoções e reações que os alunos possam demonstrar e que, em alguns casos, possam justificar falta de atenção ou mau comportamento, por exemplo;

Xixi e coco: assim como alimentação e sono, a escola deve comunicar os pais sobre alterações na frequência com que os filhos fazem suas necessidades. Além disso, deve-se relatar questões relacionadas à autonomia, ou seja, se a criança foi sozinha ou acompanhada etc.

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As informações que os pais dos alunos do Ensino Fundamental mais precisam

No Ensino Fundamental, os estudantes estão mais crescidos e com mais autonomia. Nesse caso, o expediente mais utilizado é mesmo o relatório escolar periódico. Para essa idade, é especialmente importante que os professores informem os pais sobre a evolução dos alunos no que diz respeito à alfabetização e à compreensão das matérias passadas em sala de aula

Outra informação que deve constar no documento se refere à adaptação da criança da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, momento considerado crítico no aprendizado dos pequenos.

Como comentamos, o ideal é que o relatório seja apresentado com a maior frequência possível. No caso da maioria das escolas, apresentá-los a cada bimestre ou trimestre – dependendo de como a instituição planeja o ano letivo – seria o ideal.

Isso posto, algumas das informações que devem ser relatadas aos pais são:

Habilidades cognitivas: como comentamos, é importante detalhar a adaptação do aluno aos novos conteúdos, apresentando suas dificuldades e facilidades com cada disciplina;

Habilidades emocionais: assim como na educação básica, as crianças do Ensino Fundamental podem levar para a escola problemas familiares e outras angústias que podem prejudicar sua aprendizagem. Assim, é preciso que o professor relate situações como momentos de ansiedade, reações fora do habitual, casos de bullying (sofrido ou praticado) etc.;

Habilidades físicas: trata-se da evolução das capacidades psicomotoras das crianças. Isso porque, nessa idade, elas tendem a passar por diversas modificações físicas, desde ir ao banheiro sozinhas a amarrar os sapatos. Comunicar os pais sobre essas situações é essencial para que eles possam trabalhar essas habilidades em casa;

Habilidades sociais: essa idade é fundamental para a sociabilidade das crianças. Nesse caso, os pais devem ser informados sobre a relação dos filhos com os colegas e com os profissionais que fazem parte do seu aprendizado.

A disposição para participar de brincadeiras e atividades em sala de aula, e a convivência com os colegas na hora do lanche e em outros momentos do dia a dia também devem ser observados e repassados.

As informações que os pais dos alunos do Ensino Médio mais precisam

Quando falamos do Ensino Médio, a abordagem muda completamente.

Como estamos tratando com adolescentes, o acompanhamento feito pelos professores deve focar mais na frequência e nas notas obtidas pelos estudantes.

Questões comportamentais podem ser relatadas sempre que fujam do habitual e do aceitável.

Dicas sobre carreira são bem-vindas. Debates sobre assuntos comuns à realidade dos jovens, como excesso de uso de tecnologia, ou inteligência emocional, são importantes.

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