O período que estamos vivendo envolve desafios em diferentes níveis. Para as escolas, um dos principais é a questão da inadimplência. Sabemos que não existem soluções fáceis, no entanto, isto não impede de buscar e indicar caminhos que ajudem as escolas a evoluir.
Algo que aconteceu de forma espontânea durante o período de distanciamento social foi o uso do Pague por algumas escolas para o envio de mensalidades.
Inicialmente, o foco do Pague era realmente para o envio de taxas do dia a dia, como excursões, materiais extras e aulas extras, mas no momento ele está sendo útil por algumas outras razões para as escolas:
Simplicidade para enviar os pagamentos aos pais;
Familiares ganham em comodidade ao pagar mensalidades diretamente pelo smartphone, em poucos cliques;
Mais opções de pagamento, como permissão para pagamento por cartão de crédito e parcelamento.
Conversamos com algumas das instituições que estão usando o Pague neste momento e queremos compartilhar o aprendizado que tiveram. Confira!
Rodrigo Prado, coordenador do Colégio João XXIII, em São Paulo (SP), afirma que os pais se adaptaram ao novo meio com facilidade, já que estão acostumados a fazer compras online.
E, a partir do sucesso que tiveram no envio de taxas pelo app, optaram por enviar também as mensalidade
O Colégio Pio XII, também em São Paulo (SP), já começou a usar o Pague durante a quarentena, com o propósito de enviar as mensalidades.
Sara Penteado, diretora da Escola Salvador Jesus Cristo, em Alvorada (RS), conseguiu bons resultados ao enviar a mensalidade com o Pague.
Na Escola Salvador Jesus Cristo, 60% dos pais realizaram o pagamento antes do dia 15, sendo que a mensalidade vence no dia 30. “Mesmo eu tendo concedido um desconto, isso pra mim foi uma vitória, ainda mais nesse momento”.
Já o Colégio João XXIII, que foi um dos pioneiros a adotar a funcionalidade, depois de criar a primeira cobrança e entender a facilidade de todo o processo, só foi expandindo o uso.
“É muito tranquilo de usar, então, eu recomendo! Comecem com uma cobrança de algo pequeno, para testar e ver a praticidade, e vocês também vão querer cobrar as mensalidades pelo aplicativo”.
Na realidade do financeiro não só de escolas, como de qualquer empresa, é comum ter que realizar cobranças em casos de não pagamento.
Usar uma abordagem ruim ao cobrar os pais afeta o relacionamento, trazendo riscos na imagem da instituição e também na renovação da matrícula.
O Pague ajuda as escolas a reduzir esses atritos de comunicação, porque ajuda as famílias a se planejar melhor e evitar os esquecimentos. Isso porque a escola pode criar lembretes para as cobranças. Como a atenção dos pais no dia a dia já está no app, pois é por ele que recebem conteúdos importantes, fica mais fácil.
Para os colaboradores da escola, a ferramenta é muito útil porque permite que aumentem a produtividade. Além disso, na ferramenta é possível:
Ter segurança no processo de pagamentos
Agilidade para enviar e receber cobranças
Mais controle e organização dos pagamentos
Eliminar no dia a dia as preocupações com trocos e filas na secretaria
“A responsável pelo financeiro da escola gostou bastante. A ferramenta nos dá mais tempo para as outras questões que temos que resolver e termos tranquilidade em relação às questões administrativas”, opina Sara.
E aí? Também deseja simplificar o processo de pagamentos na sua escola, facilitando a vida dos colaboradores e oferecendo mais conforto para as famílias? Veja aqui como começar a usar o Pague agora mesmo.
Com o foco de ajudar, realizamos também uma entrevista com um advogado falando sobre inadimplência escolar. Acesse aqui e tire dúvidas importantes.
A nossa missão é transformar a experiência escolar! Por isso, acreditamos que a tecnologia deve ajudar a criar laços mais fortes entre as pessoas que transformam a educação.
Por meio do nosso aplicativo agenda escolar, que pode ser usado em smartphones, computadores e tablets, oferecemos para as escolas soluções que ajudam a elevar a qualidade da comunicação e da gestão a um novo patamar!