O Que Falta para a sua Escola ter uma Comunicação Incrível?

“Quem não é visto não é lembrado”, você já deve ter ouvido essa frase em algum lugar.

No caso da relação entre pais e escolas, é impossível que a instituição não seja lembrada, dada a importância da relação entre ambos.

No entanto, muita coisa de valor que a escola faz aos alunos pode se tornar invisível aos pais. Do ponto de vista de marketing, isso não faz o menor sentido, concorda?

Afinal, são os pais quem pagam a conta, logo, o que sua escola faz de bom precisa estar bem claro para todos eles.

Isso porque às vezes a falta de diálogo em casa não permite que os alunos compartilhem todas as suas experiências.

A rotina cheia dos pais impede, às vezes, que eles busquem saber o que anda sendo falado e o que os filhos têm feito na escola.

Com essa dinâmica, cabe a instituição se preocupar mais com a comunicação escolar e procurar se aproximar dos responsáveis. Mesmo que virtualmente.

As escolas que conseguem se comunicar bem com os pais oferecem a eles informações relevantes do dia a dia dos alunos.

Para educação infantil, o ideal é enviar todas as informações da rotina fisiológica, alimentar e pedagógica;

Para os alunos do fundamental e ensino médio, lembretes de provas e demais informações de valor.

A desconexão entre pais e escolas aumenta o desinteresse dos alunos pelos estudos e atrapalha o desenvolvimento emocional dos jovens.

As escolas que investem em comunicação não pensam somente em sua marca. Pensam principalmente em fortalecer a parceria com os pais.

Uma parceria sólida com os responsáveis resulta em confiança e naturalmente traz também consequências positivas para a marca.

Em outras palavras, ajuda a reter alunos e atrair novos!

Abaixo, compartilhamos um pouco sobre como sua escola pode ter uma comunicação incrível com as famílias!

Como funciona a percepção de valor?

Você já percebeu que em alguma situação você foi em algum restaurante que a qualidade da comida era boa, mas não suficientemente boa para você pagar um preço acima da média?

Provavelmente você também já foi em algum estabelecimento que comeu tão bem que quando foi pagar ficou surpreso em ser tão pouco. Ou, exatamente o contrário disso…

Um exemplo a ser dado sobre percepção de valor pode ser o da variação dos preços das lagostas ao longo do tempo. Veja parte do infográfico produzido pela  Vouchercloud:

Os  exemplos são simples, mas quando paramos para analisar o valor das coisas, há vários fatores em conta. Erramos quando pensamos que o valor é apenas o preço a ser pago por determinado produto ou serviço.

Sobre o valor que as pessoas percebem em determinado produto ou serviço, não há verdade, há percepções, como dizia o escritor Gustave Flaubert.

Obviamente, cada negócio tem suas próprias particularidades.

Essas particularidades se acentuam na educação, já que os pais não são vistos como clientes. Há um papel social envolvido.

No entanto, não se pode negar que as escolas particulares são um negócio, e que o foco deste negócio é ser bem sucedido. O objetivo é formar bons cidadãos, alunos preparados para a vida e para a carreira,  que a escola consiga ser sustentável financeiramente e dê lucro.

As melhores escolas são as que geram os maiores valores para pais e alunos, e que este valor seja notado por todos. Abaixo, cinco fatores importantes para a geração de valor:


Comunicação escolar: O que sua escola faz de bom está sendo notado?

Algo que nos ajuda a encontrar boas saídas é fazermos perguntas a nós mesmos. Aqui algumas questões que sua escola pode fazer para refletir sobre o que pode ser feito:

– Quais são os fatores chave para a sua escola se comunicar com pais e alunos?

– Quais são os principais tipos de informação a serem compartilhadas?

– Como a comunicação escolar pode ajudar a construir confiança e relações amistosas com os pais?

– Você tem certeza que a comunicação da sua escola está sendo clara e consistente?

– Como as estratégias de comunicação escolar mudam ao longo do tempo?

– Há algum aspecto da comunicação que você queira enfatizar no próximo ano?

– Quando você reviu as suas estratégias?

– Que tipo de retorno dos pais você tem ou precisa ter?

Essas perguntas nos ajudam a criar um norte do que pode ser feito e aprimorado. Para a maioria das escolas, é impossível ter uma equipe com vários profissionais focados só na comunicação. Logo, esse trabalho cabe um pouco a todos.

A escola que institucionaliza a boa comunicação sai bem na frente dos concorrentes.

Deixar de usar um aplicativo escolar, por exemplo, é abrir mão do canal de comunicação mais eficiente. Enquanto nas redes sociais e com o email marketing fica impossível atingir um número expressivo de responsáveis, com o app várias escolas conseguem 100% de engajamento.

Logo, ter o aplicativo de comunicação escolar já vai deixando de ser um diferencial. O que está sendo o diferencial é a forma como as escolas usam a tecnologia para fortalecer a comunicação. E fazendo todos os comunicados de forma aleatória não vai ajudar nisso.

É necessário ter uma noção clara do que comunicar, das informações que os pais esperam receber em cada contexto e se aproveitar da tecnologia para fortalecer a relação com os pais.

Os alunos da educação infantil fizeram uma bela apresentação na escola? Tire boas fotos e não deixe de compartilhar as imagens com os pais via aplicativo.

Uma palestra interessante e enriquecedora para os jovens do ensino médio? Grave um pequeno vídeo para os pais também ficarem por dentro.

Tem uma agenda de eventos bem definida? Crie, já no início do ano, os calendários com os eventos, as datas de reuniões, e configure lembretes automáticos para aumentar o engajamento dos pais.

77% das marcas poderiam desaparecer sem ninguém notar. Fonte: Havas’ Meaningful Brands Report, 2019.

O que aprender com as escolas que têm a melhor comunicação?

Para ter uma comunicação escolar realmente incrível, você pode também aprender com as instituições que atingiram muito sucesso.

É claro que cada escola é de um jeito, e existem muitos contextos distintos, mas ao mesmo tempo, sempre podemos aprender conhecendo a realidade de outras escolas.

Em um case de sucesso, entrevistamos quatro das escolas com os melhores números no uso da ferramenta.

A conclusão foi que as escolas que tinham o melhor desempenho, tinham as seguintes boas práticas:

– A comunicação era bem segmentada. Cada público da escola recebia o conteúdo que era de seu interesse. Este é um tipo de comunicação que envolve mais personalização e, por isso, gera mais resultados.

– As escolas tem um processo bem definido. Elas tem um plano de comunicação com objetivos claros, e toda equipe age em conjunto buscando alcançar as metas.

– Essas escolas abusam do envio de fotos e vídeos. Estes são os tipos de conteúdo que os pais mais gostam. Ao ver o que mais dá interação nas redes sociais, você já podia imaginar isso, certo?

– Essas instituições de ensino buscam se diferenciar das demais. Usam suas particularidades para reforçarem sua marca e melhorarem a percepção sobre o serviço prestado pela escola.

Leia o case de sucesso completo clicando aqui. 

Como a tecnologia ajuda a enriquecer a Comunicação Escolar

Usando o aplicativo da Escola em Movimento (Agende aqui uma Demonstração), novos recursos podem ser incorporados para aprimorar o relacionamento.

Para o atendimento, sua escola pode ter canais específicos para cada assunto. Assim, os chamados caem diretamente para as pessoas certas, o que permite um atendimento mais rápido.

Ao usar os canais de atendimento, sua escola pode saber quem são os detratores (os que falam mal), os neutros, e os promotores (os que falam bem) da sua instituição.

Isso porque com o módulo NPS, assim que o chamado é concluído, o responsável pode avaliar sua satisfação com aquele atendimento efetuado. Saiba mais sobre a novidade aqui. 

Para otimizar o relacionamento no dia a dia, é possível também usar o Escola Pag, e enviar pagamentos para as famílias pelo aplicativo. 

O relacionamento entre família e escola também envolve algumas partes mais burocráticas, como por exemplo os processos de rematrícula, ou adesão a cursos extras, que necessitam de contratos.

Para isso, o módulo Contratos & Assinaturas permite que sua escola envie os documentos pelo app e receba as assinaturas dos pais, tudo isso com validade jurídica. Entenda melhor aqui. 

Usando um aplicativo, o que não faltam são soluções para facilitar e otimizar a comunicação.

Saiba mais lendo o artigo: Aplicativo Escolar: 43 Benefícios Únicos para a sua Escola usar um.

Você ainda subestima a importância da comunicação escolar?

Outro motivo que explica porque investir em comunicação escolar vale a pena é que algumas instituições ainda subestimam o valor da comunicação.

Elas criam uma separação entre o papel da escola e da família, e não se preocupam em estabelecer um elo entre estas funções.

Obviamente, não estamos aqui dizendo o que exatamente é o papel da escola e o que é papel da família.

No entanto, sem uma comunicação eficaz entre ambos importantes situações do contexto escolar podem não ser aproveitadas corretamente.

Até em casos sérios, por exemplo, como o bullying, com uma comunicação eficiente as consequências ruins podem ser amenizadas.

Sabendo que um aluno passa por um momento complicado devido a momentos familiares, o professor pode ter uma abordagem mais apropriada.

Estando ciente que o filho passou por situações ruins na escola, os pais podem agir para encontrar soluções.

A comunicação também ajuda o aluno a superar possíveis dificuldades em determinadas disciplinas.

Com apoio dos pais, pode superar mais facilmente as dificuldades. E aprender que as dificuldades fazem parte, é normal tê-las e possível superá-las.

Percebemos então que a comunicação é importante não apenas por aspectos de marketing, para ajudar a atrair e reter alunos. E sim para que as escolas consigam melhorar os seus resultados.

Uma comunicação eficiente com os pais e alunos cria um elo de parceria mais forte. As consequências disso são um melhor aprendizado e um melhor preparo para a vida adulta.

Gostou do conteúdo? Compartilhe o texto com os colaboradores da sua escola e deixe o seu comentário!

 

PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 voto(s), média: 5,00 de 5)
Loading...
Author: Escola em Movimento