Categories: Últimos artigos

Como o Colégio EAG encantou as famílias na festa de fim de ano

Eventos online. Drive-thru. Delivery… Muitas ações criativas surgiram nas escolas ao longo de 2020 para matar saudades e fortalecer os laços com os alunos.

E, com a chegada do fim de ano, os desafios superados precisam ser muitos comemorados por todos e compartilhados, por que não?!

O depoimento de uma escola nos mostra bem como foi isso. Na quinta-feira (03/12), o Colégio EAG festejou com as famílias o fim do ano letivo. Para criar um momento acolhedor e mágico para todos, foi organizado um drive com o tema mais relacionado com a época e que causa a maior comoção: o Natal!

Quem nos conta detalhes é a Danielle, líder de marketing do colégio: “o evento fechou com chave de ouro o sucesso durante todo o ano letivo em meio à pandemia. Com aulas 100% ao vivo desde março, durante todo esse ano, o maior objetivo foi manter a conexão com os alunos, fazendo com que eles dessem continuidade tanto no projeto pedagógico quanto em suas relações interpessoais, que também são de extrema importância!”.

Criando momentos inesquecíveis para alunos e famílias

Para deixar o evento com a cara do Natal, todos os colaboradores estavam fantasiados de acordo com o tema e a fachada do colégio estava decorada para deixar as famílias no clima natalino.

Para oferecer uma experiência completa, a equipe se dividiu para proporcionar 5 momentos diferentes, que chamaram de “Estações Especiais”.

““Projeções enfeitavam as paredes do prédio do Colégio e o que se via era muito brilho nos olhos e gargalhadas por trás das máscaras.”
Danielle, líder do marketing.

O primeiro momento era na Estação Acolhimento. Nela, um grupo de professores cantavam para dar as boas-vindas e acolher os alunos.

Na Estação Solidariedade, o colégio recebeu doações para a Campanha de Natal que é realizada todo ano pela instituição.

Já na Estação Gratidão, as famílias assistiram a uma breve apresentação teatral e os alunos da educação infantil podiam deixar sua chupeta para o papai Noel e entregar as cartinhas ao bom velhinho.

Em seguida, na Estação Paz, alguns colaboradores, vestidos de anjos, cantavam para quem passava.

Por fim, na Estação Esperança, havia uma surpresa esperando pelos alunos: O Papai Noel, que aguardava a todos para a tradicional foto, sempre mantendo distância e com muita segurança.

Como foi a comunicação com os alunos e responsáveis?

Eu sei, isso pode parecer meio óbvio. Afinal, se ninguém divulgar a ação, ninguém vai aparecer! Mas a questão aqui são as estratégias que foram utilizadas para chamar a atenção dos alunos e responsáveis.

De acordo com o Eugênio, coordenador de tecnologias, a divulgação do evento aos pais e responsáveis foi centralizada no aplicativo da Escola em Movimento e pegamos algumas dicas:

Dica 1. Comece a comunicação na semana anterior ao evento. Até o dia do evento, algumas mensagens podem ser enviadas para lembrar o propósito da ação e reforçar o formato, a data e o horário. No entanto, pense em quais serão as outras mensagens a serem enviadas, para não encher o feed de notícias das pessoas com o mesmo conteúdo repetidas vezes.

Dica 2. Permita que os professores enviem mensagens para os seus respectivos alunos lembrando a ação. Cada docente pode customizar o conteúdo com seu jeitinho especial de se comunicar e isso pode gerar mais engajamento das famílias e aumentar a expectativa sobre o que será feito.

Dica 3. Utilize o recurso de “Habilitar respostas” no app da Escola em Movimento para saber o nível de engajamento dos pais com a ação que está sendo proposta.

Dica 4. Personalize as suas comunicações com uma imagem feita especialmente para o evento e coloque as informações básicas nela. Imagens sempre chamam a atenção das pessoas.

Os cuidados para evitar aglomerações

O distanciamento social é fundamental no contexto da pandemia que estamos vivendo. Todos devem manter uma distância segura.

Para tomar todos os cuidados possíveis e evitar aglomerações no Drive de Natal, o colégio utilizou o “Estou Chegando” para identificar a quantidade de famílias que estavam se aproximando e, a partir disso, mediar as interações entre os colaboradores do colégio com as famílias nas estações especiais.

A estratégia de dividir os colaboradores, que participaram do projeto, em grupos também foi uma medida para evitar aglomerações. “Pessoas do colégio que fazem parte do grupo de risco participaram da construção do projeto, mas acompanharam a ação de casa, através da nossa live no instagram“, diz o Eugênio. Antes de tudo, é preciso cuidar das pessoas!

Foram tantas fotos… tantos vídeos…

Com um projeto pensado com tanto carinho e que foi um sucesso, sem dúvida surgiram muitas fotos e vídeos para registrar o momento. Como compartilhar esses registros com os colaboradores, alunos e famílias?

O colégio está fazendo a curadoria das fotos e vídeos para postar nas redes sociais.

E para compartilhar os registros deste momento com os alunos e seus responsáveis, a instituição também vai utilizar o módulo “Documentos” do aplicativo da EEM. Nele, é possível incluir diversos tipos de conteúdos e organizá-los por turmas, séries, segmentos e muito mais, compartilhando as lembranças desta ação incrível com toda a escola em poucos cliques.

“Conseguimos resumir em um único evento todo o nosso sentimento. Transmitimos a nossa essência, mostrando o que nós temos de melhor, o quanto a gente ama e acredita em educação e o quanto isso nos alimenta”
Elisabeth, diretora.

Com ações como esta para festejar as vitórias e comemorar o fim de um ciclo, a sua escola pode encerrar o ano letivo da melhor maneira possível: Criando momentos inesquecíveis para seus alunos e famílias e gerando expectativas positivas para o próximo ano!

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado sua instituição a pensar em algumas ações para comemorar com as famílias o fim do ano letivo, mas sempre atento à realidade da sua comunidade e aos cuidados contra o Coronavírus!

Ariany Silva

Recent Posts

Como o Colégio Sepam alcançou 98% da adesão das famílias na plataforma de comunicação?

Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…

2 anos ago

Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas

Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…

2 anos ago

15 ideias de título infalíveis para despertar a atenção das famílias

Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…

3 anos ago