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Como montar uma estratégia digital perfeita para a rematrícula em sua escola?

O período de rematrícula sempre foi desafiador e demandou muito dinamismo e determinação por parte das escolas.

No cenário atual, a campanha de rematrículas têm que encarar dois desafios complicados: evitar/reverter a evasão escolar causada pela crise econômica e conquistar novos estudantes para próximo ano letivo.

Como reter alunos neste “novo normal?”

É possível atrair alunos mesmo a distância?

Quais as melhores estratégias para uma campanha de rematrícula digital?

Reunimos neste post algumas dicas para ajudar a sua escola a ter sucesso neste momento. Confira!

5 dicas para montar a estratégia digital perfeita para a rematrícula em sua escola

1. Crie um bom planejamento e aumente as chances de sucesso

A época de rematrícula já é, naturalmente, um período que exige planejamento.

E, na retomada da pandemia, isso se torna ainda mais importante.

Por isso, é crucial começar a se planejar o quanto antes, garantindo tempo hábil para a execução de estratégias voltadas para evitar a evasão escolar, tentar conquistar os pais dos alunos que abandonaram a escola e atrair novos clientes.

Algumas ações que devem ser tomadas com antecedência:

1 – Análise do número de turmas e vagas disponíveis;
2 – Criação de materiais de divulgação e apresentação;
3 – Definição de cronograma para as matrículas rematrículas;
4 – Definição de metas de retenção e captação;
5 – Elaboração de ações promocionais;
6 – Escolha dos canais digitais para atendimento a distância.

Deixe as pessoas certas na escola cientes deste planejamento e pensem também em formas de inovar no processo. 

2. Comunique os valores da sua escola para quem importa

No período de retomada em meio à pandemia, ter presença digital forte deixou de ser uma opção. As medidas de distanciamento social fortaleceram as formas digitais de comunicação não só entre as pessoas, mas também na sua relação com as empresas.

Para a retenção, ter um aplicativo para a comunicação com os pais pode ajudar bastante, tendo em vista que neste canal o engajamento é maior.

Ter uma comunicação ativa com as famílias será um fator determinante para que a sua escola consiga ter a atenção dos pais digitalmente e simplificar a adesão à rematrícula.

Com a tecnologia, é possível realizar pesquisas de intenção de rematrícula, e assim ter dados valiosos para ter uma abordagem mais eficiente com cada família.

Se sua escola ainda não usa uma ferramenta, pode optar por redes sociais, email e telefone, entre outros canais.

Para a captação de alunos, ter um site e redes sociais atualizados e que ilustram os principais valores da instituição é algo que vai agregar bastante.

Para agregar mais valor e conquistar confiança, tenha depoimentos dos pais mais satisfeitos contando sobre suas experiências com a sua escola, em vídeo ou em texto.

Por fim, para os pais novos, pode ser interessante a opção de agendamento virtual da visita, para que consigam, por vídeo chamada, apresentar o porquê a sua escola é a melhor opção para a educação das crianças e jovens.

Se você quer conhecer mais sobre estratégias de marketing educacional, leia  este artigo.  

3. Crie Experiências Incríveis, mesmo a distância

Com a recomendação de se evitar aglomerações, a captação de novos clientes e o convencimento dos clientes atuais ou passados deve se basear em uma comunicação altamente focada nos meios digitais.

Neste cenário, é bem mais desafiador pensar em criar experiências incríveis. Mas, boas práticas podem ajudar bastante!

“Aqui, no entanto, nós não olhamos para trás por muito tempo. Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos…e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos. Siga em frente.” Walt Disney.

Algumas ideias que podem ser interessantes:

✅ Fotos 360° dos espaços mais interessantes da escola
✅ Vídeo institucional
✅ Tour virtual
✅ Apresentar resultados da escola ao longo do ano
✅ Concurso das fotos mais bonitas tiradas na escola ao longo do ano letivo
✅ Gravação de um podcast falando os resultados da escola ao longo do ano

Outra estratégia simples é gravar vídeos com ênfase nos diferenciais da escola, explorando também o espaço físico da instituição.

Ainda sobre experiências, produzimos um ebook bem interessante sobre como aprender a transformar experiências com a Disney, confira aqui. 

4. Gerar boas expectativas para o próximo ano

Em um contexto de crise econômica – das pessoas e das empresas – e de altas taxas de evasão de alunos do ensino privado, é importante comunicar novidades e criar expectativas positivas e otimistas para o ano que virá.

Durante uma campanha de rematrícula, a escola não está vendendo o que tem agora, e sim o que apresentará no futuro. Em um contexto pós-pandemia, essa noção é ainda mais determinante.

Uma alternativa para gerar expectativas positivas é solicitar que os professores gravem vídeos curtos, convocando os alunos para o novo ano letivo e mostrando quais são as mudanças e, principalmente, as novidades – tanto do ponto de vista do conteúdo que será abordado em sala quanto das novas regras de convivência.

Esses vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais da escola, no canal do YouTube ou enviados para cada família por meio de estratégias de e-mail marketing.

5. Novo normal da rematrícula

Depois de muitas incertezas e da necessidade de fazer adaptações às pressas para migrar a parte pedagógica e administrativa para o meio digital, muitas escolas começam a retomada das atividades presenciais. E, com elas, a campanha de rematrícula para o próximo ano.

Um dos pontos mais importantes é alinhar esse processo com as medidas sanitárias que continuarão em vigência no País. Para isso, é essencial evitar as tradicionais aglomerações que ocorrem nesse período e tentar, na medida do possível, disponibilizar formas para que tudo seja resolvido online, de maneira remota.

Alguns fatores que merecem atenção em relação ao “novo normal” para o período de rematrícula:

Preços e prazos

A pandemia afetou a vida financeira de muita gente, fazendo com que milhares de alunos migrassem da rede privada para a pública. Para se ter uma ideia, só no Paraná, mais de 7 mil estudantes fizeram essa mudança. Já no Mato Grosso, estima-se que 40% dos alunos abandonaram o ensino privado durante a pandemia.

Isso mostra como a política de preços e promoções deve ser bem planejada e agressiva para atrair o interesse dos pais em retornar às escolas particulares.

Oferecer pagamentos simplificados e em modalidades digitais ajuda na rotina das famílias.

Já a oferta de descontos estratégicos e a disponibilização de diferentes opções de pagamento colabora para encorajar os pais a se manterem na instituição.

O mesmo princípio vale para os prazos, uma vez que as campanhas de rematrícula, que tradicionalmente se iniciavam no começo do segundo semestre, tiveram que ser adiadas, deixando menos tempo disponível para desenvolver ações.

Equipe capacitada

Com a nova realidade das campanhas de rematrícula, mais do que nunca é essencial contar com pessoas preparadas não apenas para conversar e negociar com os pais, mas, principalmente, para lidar com as novas tecnologias e processos digitalizados que a instituição implantou.

Como nem todos querem ou estão aptos a realizar o processo inteiramente online, é igualmente importante que a equipe esteja pronta para o atendimento presencial de acordo com as normas de segurança.

Esperamos que este post tenha ajudado a sua instituição a entender melhor como montar uma estratégia digital para a rematrícula em sua escola. Quer saber como usar a tecnologia para simplificar a rematrícula?

Nesta artigo, te mostramos como usar a nossa solução para ter mais sucesso na campanha, confira!

Se tiver alguma sugestão, crítica ou comentário, fique à vontade para nos mandar por aqui ou pelo e-mail contato@escolaemmovimento.com.br.

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