Mãe deixando a filha na escola para fortalecer a parceria família escola

Como fortalecer a parceria família e escola

Comunicação escolar
|
🕑
7
min. de leitura
|
15/3/2023

Os alunos aprendem melhor quando os pais se interessam pelo o que eles vivem no ambiente escolar. Por isso, as escolas particulares têm melhores resultados quando têm um bom relacionamento com as famílias.

Diversos estudos apontam a importância de uma boa relação entre pais e escola. A referência que usamos neste artigo é a pesquisa "Os Pais e a Aprendizagem dos Filhos", de Sam Redding, da Academia Internacional da Educação, da Unesco.

Neste post, te trazemos ótimas razões para buscar fortalecer a parceria com os pais. Queremos também te ajudar a ter boas estratégias para aproximar as famílias. Vamos nessa?


Qual a importância da parceria família e escola?

A parceria entre família e escola no processo de aprendizagem traz vários benefícios. Quando os pais participam ativamente da vida escolar dos filhos e se engajam no cotidiano escolar, a tendência é que os alunos se dediquem e se esforcem mais, por se sentirem amados e apoiados.

O pai que procura saber sobre a relação dos filhos com os professores, comportamento em sala de aula, notas e dificuldades nas matérias normalmente está disposto a ajudar o professor a vencer os desafios em sala de aula, adotando medidas complementares em casa.

Isso, inevitavelmente, promove uma melhora no desempenho do aluno. Clique aqui para ler o artigo completo sobre como a parceria família e escola afeta o desenvolvimento dos estudantes.


Traga os pais para perto da sua escola privada

Com o passar do tempo as instituições vêm sendo mais pressionadas a terem melhores resultados. Como fruto dessa necessidade, as influências externas vêm também sendo intensificadas.

Uma forma de melhorar os resultados, portanto, é trazer os pais para perto da escola e aumentar a participação da família na escola.

Se sua escola tem uma boa comunicação com as famílias, tudo torna-se mais fácil. Na comunicação da escola, procure sensibilizá-los e educá-los sobre a importância da participação deles no processo de aprendizagem.

Para a boa relação entre pais e filhos, alguns pontos são bem importantes e as escolas podem contribuir com as famílias nas ações! Confira:


  • Conversas diárias sobre acontecimentos do cotidiano.
  • Expressões de afeto.
  • Comentários em família sobre livros, notícias de jornal, revistas, programas de televisão.
  • Visitas em família a bibliotecas, museus, jardins zoológicos, lugares históricos, atividades culturais.
  • Estímulos para utilizar novas palavras e ampliar o vocabulário.
  • Estabelecer um tempo para estudo em casa.
  • Rotinas diárias que incluem tempo para comer, dormir, brincar, trabalhar, estudar e ler.
  • Ter um lugar tranquilo para os estudos.
  • Interesse da família em hobbies, jogos e atividades com valor educativo.
  • Priorizar a leitura a outras atividades como ver televisão, redes sociais e videogame.
  • Preocupação com o uso correto da linguagem.
  • Conhecimento dos pais sobre o progresso dos filhos na escola.


A eficácia do professor aumenta quando a criança já chega à escola com bons hábitos. As crianças aprendem melhor com esses estímulos vindos da família. Isso independente do nível socioeconômico da família.

Se sua escola usa um aplicativo de comunicação como o ClassApp, pode e deve compartilhar sempre essas dicas com as famílias. As reuniões de pais também podem ser boas oportunidades para conscientizarem sobre o papel que eles têm na educação.


Por que a parceria entre pais e escola interfere tanto no aprendizado?

As interações diárias entre pais e filhos, os hobbies e as atividades recreativas que a família desfruta potencializam o aprendizado dos estudantes. Leia aqui nosso e-book gratuito sobre esse tema.

O uso do tempo é um aspecto muito importante no lar dos alunos que têm ótimo rendimento escolar. Em famílias assim, as crianças consolidaram o hábito da leitura e também praticam jogos que estimulam a mente.

Alunos que utilizam ao menos 20 horas por semana, fora do ambiente escolar, em atividades de desenvolvimento da aprendizagem são os que atingem a excelência. Essas atividades podem ser de música, leitura, escrita, visitas a museus, entre outras.

Quando a família estimula um tempo diário de estudo para as crianças, fazendo com que os estudantes procurem aprender não somente em sala de aula, os resultados mudam. O ato de aprender torna-se natural e até mesmo prazeroso.


“As famílias confundem escolarização com educação. É preciso lembrar que a escolarização é apenas uma parte da educação. Educar é tarefa da família.”
- Mário Sérgio Cortella


Manter um horário fixo todo os dias para comer, dormir, estudar e ler estabelecerá um ritmo produtivo para as crianças. Além disso, precisam de um ambiente bem iluminado e tranquilo para estudar.

É natural também lidar com dificuldades de aprendizagem. É normal determinados alunos terem mais facilidade em uma matéria, e mais dificuldades em outras. Veja aqui como lidar com as dificuldades de aprendizagem.


Sua escola atua para fortalecer a parceria com os pais?

Pais que procuram a parceria e atuar em consonância com a instituição são os pais dos sonhos de todo professor, coordenador ou gestor escolar. No entanto, para sermos realistas, nem todos pais e responsáveis terão essa natureza.

Agora, quando a escola se posiciona da forma certa e age para criar o engajamento, ela vai ganhar mais aliados. Ter um canal de comunicação eficiente com os responsáveis pode ajudar muito. Isso é algo que a tecnologia permite, e seu uso inteligente pode melhorar muito os resultados.

Neste artigo, falamos sobre como é possível transformar a experiência escolar para criar laços com as famílias.


Este e-book gratuito também pode te ensinar como usar a tecnologia focando a mudança no relacionamento com pais e alunos. Baixe-o aqui gratuitamente.


Se a escola consegue a participação ativa dos pais na educação dos filhos, a chance de atingir seus objetivos fica muito maior.


A interação entre família e escola ajuda na redução de conflitos

Se os pais e escola interagem de forma contínua e buscam resolver os problemas imediatamente, considerando sempre as causas dos conflitos e dificuldades, certamente eles encontrarão juntos as soluções que favoreçam a família, os educadores, a instituição escolar e, principalmente, os alunos.

Essa é a razão de ser da parceria entre a escola e a família.

Estimular essa cultura pode ajudar a escola a melhorar os resultados. Uma boa comunicação escolar vai ajudar no crescimento da sua instituição.

Pais que enxergam os professores como aliados e professores que veem os pais como potencializadores do rendimento escolar têm mais possibilidades de conversar abertamente sobre os problemas dos alunos. Por isso, estimule também a parceria entre pais e professores.

Fica mais simples identificar deficiências de aprendizagem e reprogramar o processo de ensino de maneira personalizada e eficaz. Vale destacar que o contexto de comunicação ativa, frequente, sensata e sincera é muito importante quando se trata de educação.

A parceria entre família e escola é benéfica e impactos positivos não só para a vida e formação do aluno, como também vivifica a escola.

Reuniões de conselho, apresentações de trabalhos abertas à família, deliberações coletivas, festinhas, eventos na comunidade, voluntariado dos pais e muitas outras ações resultantes da união de forças entre a família e a instituição escolar tornam o espaço mais útil e dinâmico.


“Família e escola precisam atuar em conjunto num só objetivo: formar uma pessoa completa, desenvolvendo todas as suas capacidades.”
- Andrea Ramal



A parceria funciona melhor quando os pais são bem orientados

Não basta dizer a um pai que o seu filho não está aprendendo, não está prestando atenção nas aulas e não está ajudando nas atividades. O pai precisa saber como pode intervir e o que deve fazer para ajudar a solucionar o problema.

Além disso, os direitos e deveres da família e da escola devem estar claramente definidos. Afinal, a professora nunca deve ocupar o papel dos pais na vida do aluno. Cada um tem suas funções na educação e essas funções são complementares.

Aproveite a presença dos pais na escola nas reuniões e demais eventos para conscientizá-los dessa importância. É necessário deixar claro que a escola não está transferindo responsabilidades. E que está apenas criando o senso de parceria que é fundamental para a existência de bons resultados.

Na comunicação via aplicativo, aproveite também para mostrar como o incentivo deles é importante para que os estudantes atinjam a excelência. Em outras palavras, o melhor caminho é seguir juntos de mãos dadas, como bem dizia Carlos Drummond de Andrade.


Comunicação ajuda a fortalecer a parceria entre pais e escola

Com a evolução da tecnologia, hoje as escolas têm condições de terem um relacionamento mais próximo aos responsáveis. Usando um aplicativo escolar, por exemplo, a comunicação pode ser contínua e ter dois fluxos.

Tanto a escola pode se comunicar com os pais, envolvendo diferentes colaboradores, como professores, coordenadores e gestor. Como os responsáveis também podem enviar mensagens aos diferentes setores da instituição.

Como a qualidade de informação pode ser aprimorada com as facilidades trazidas pela tecnologia, fica mais fácil para os pais conversarem com seus filhos sobre conteúdos discutidos na escola.

Exemplo, o pai que recebe um álbum de fotos no app de uma apresentação sobre a história do Brasil, e então, quando chega em casa, pode discutir isso com o seu filho. Os alunos têm melhor desempenho quando percebem que o que vêem na escola tem importância para os pais.

Com o ganho na comunicação – que ocorre quando as escolas compartilham conteúdos relevantes com os pais – os pais podem ser mais participativos. Afinal, todos saem ganhando com a parceria.

Procure conhecer também o perfil dos pais e entender o nível de engajamento que já possuem com a instituição. Você pode buscar ajudar as famílias a terem uma melhor compreensão sobre como podem fazer a diferença estimulando o interesse pelos estudos.


Qual é a importância de uma comunidade escolar ativa para o resultado do aprendizado dos estudantes?

Ter a comunidade escolar ativa e envolvida com a escola também é algo muito positivo.

Isso porque o meio que as crianças e os jovens vivem faz toda diferença, e eles certamente são influenciados pelas pessoas que convivem no dia a dia.

Por isso, é importante que a escola tenha aliados na comunidade para que consiga tê-los também como parceiros da educação.

Sabemos que grande parte do sucesso do aluno na escola passa pela educação que ele tem em casa.

Infelizmente, não temos a receita mágica para que a sua escola garanta um maior envolvimento dos pais. No entanto, estando consciente da importância da família na educação escolar, tudo fica mais fácil. E sim, com as estratégias certas você pode criar um melhor engajamento.

Dessa forma, sua escola pode ter uma comunicação eficiente, ao enviar conteúdos relevantes para as famílias e se abrir ao diálogo.

Fortaleça a parceria entre família e escola com a ajuda da ClassApp. Descubra como nossa solução de comunicação escolar pode estabelecer uma conexão mais próxima, facilitar o envio de informações importantes e promover uma participação ativa dos pais na educação de seus filhos.

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas e descubra como a ClassApp pode ser a chave para fortalecer essa parceria essencial.

Leia também

Conteúdos gratuitos