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5 ações infalíveis para reduzir a inadimplência escolar

Os pais escolhem matricular seus filhos em uma escola particular por entenderem que esse é o melhor caminho para dar aos filhos uma educação de qualidade. Ao tomar essa escolha, fazem um comprometimento com a educação e destinam parte do orçamento familiar a este fim. 

No mundo ideal, a família consegue honrar seus compromissos com pontualidade, mas as coisas nem sempre saem como o planejado. Às vezes, a habilidade da família de pagar pode se deteriorar com rapidez, afetando a educação dos filhos e, por consequência, o orçamento escolar.

Lidar com a inadimplência, invariavelmente, faz parte da rotina da gestão escolar. Eventualmente, é comum que ocorram casos de atrasos nos pagamentos das mensalidades, o que impacta diretamente na saúde financeira da instituição de ensino. Nesses casos, cabe aos gestores da escola lidarem com os responsáveis para resolver a situação.

Mas quando o assunto são finanças, é preciso ter muita cautela na abordagem de forma a evitar desconfortos por parte dos envolvidos. Afinal, manter boas relações com a comunidade escolar é, também, um dos deveres dos gestores das escolas, assim como garantir que os alunos não sejam prejudicados por questões financeiras que competem aos pais e a gestão. 

Então, como lidar com esse problema de forma eficiente, garantindo a segurança financeira da escola e o desenvolvimento dos alunos? Confira algumas dicas. 

1 - Aborde o assunto do começo

A inadimplência pode resultar de uma série de problemas familiares – de perda de emprego até gastos imprevistos com saúde. Nenhum responsável matricula um aluno em uma escola com intenção de atrasar pagamentos, mas imprevistos acontecem.

Portanto, é importante que a escola mantenha um canal de comunicação aberto com a família desde o primeiro atraso. O intuito é entender possíveis problemas que a família venha a ter – caso optem por expô-los – para avaliar o cenário e buscar em conjunto uma solução que funcione para ambos os lados.

Dessa forma, sua escola age para que a inadimplência não saia do controle, se tornando um fardo muito pesado para os pais e culminando em prejuízo para os alunos e para a escola. Com um canal de comunicação aberto, a escola também evita que os pais simplesmente cancelem a matrícula abruptamente.

2 - Utilize os meios de comunicação apropriados

Um caminho para evitar que esse difícil processo de cobrança e negociação de dívidas se torne constrangedor envolve contar com a tecnologia. 

Ter notificações automáticas para lembrarem os pais sobre as datas de pagamento no aplicativo de comunicação da escola é algo que pode ajudar bastante. 

A notificação de lembrança tem uma conotação diferente de uma ligação de cobrança, por exemplo. É mais sutil, menos agressiva e pode ajudar a manter os pagamentos em dia. 

Se mesmo com os lembretes a inadimplência permanecer, uma mensagem individual no aplicativo – ou um email – pode ser um caminho para entender o porquê da inadimplência. 

Não havendo retorno, então, será preciso apelar para uma ligação aos responsáveis para informar com clareza sobre a situação e o desejo da escola em resolvê-la de forma que seja viável para todos os envolvidos.

3 - Ofereça flexibilidade para a negociação

O próximo passo é propor um sistema de negociação das matrículas atrasadas. As multas por atrasos nas mensalidades não podem passar de 2% do valor da mensalidade, por lei (art. 52, § 1º do CDC). 

Em negociação com os pais, uma das possibilidades é oferecer aos pais uma forma de parcelar as mensalidades ou, ainda isentá-los por completo da multa. Oferecer a opção de pagamento por cartão de crédito também pode ser uma boa alternativa.

Vale lembrar que, legalmente, a escola não tem o dever de propor a negociação. No entanto, é um bom caminho para manter uma boa relação com os pais, reajustar as finanças da instituição e não prejudicar o desenvolvimento acadêmico do aluno.

Em momentos de crise, é importante também disponibilizar meios de negociação das dívidas. Afinal, nos momentos de dificuldade, as pessoas priorizam as negociações com aqueles que se dispõem a negociar e a oferecer flexibilidade. 

4 - Conheça bem quais são os direitos da escola e das famílias

A legislação brasileira possui definições a respeito dos direitos da escola e dos pais em casos de inadimplência. Veja a seguir as determinações da Lei 9.870, de 1999, que são mais questionadas por pais e escolas.

4.1 – A escola pode proibir o aluno inadimplente de frequentar as aulas?

Por lei, a escola não pode proibir o aluno de frequentar as aulas, fazer provas e participar de quaisquer outras atividades do cronograma escolar até o fim do semestre ou do ano escolar. O intuito é garantir que a educação seja fornecida de forma igualitária a todos os alunos, de forma respeitosa e sem prejudicar ninguém por questões financeiras.

4.2 – A escola pode reter documentos do aluno inadimplente?

As instituições de ensino estão proibidas por lei de reter documentos do aluno enquanto ele estiver em situação de inadimplência. Isso quer dizer que não podem, também, impedir que o aluno seja matriculado em outra instituição de ensino pública ou privada, mesmo que tenha pendências com a instituição.

4.3 – Sobre constrangimento ao abordar o assunto

A lei também determinar que é a escola não pode causar qualquer penalidade pedagógica ou constrangimento pela inadimplência. Ou seja, o assunto não deve ser discutido publicamente e nem com o aluno, e sim com os pais e responsáveis por proverem a educação dele.

Esse ponto é especialmente importante, já que seu descumprimento pode prejudicar não apenas a relação da gestão escolar com uma família inadimplente, mas comprometer a imagem de profissionalismo e respeito que a instituição passa para toda a comunidade escolar.

4.4 – A escola particular pode recusar matricular um aluno inadimplente?

Ao final do ano ou semestre letivo, a instituição de ensino pode negar a rematrícula do aluno inadimplente.

4.5 – É possível envolver cobrança judicial?

Caso seja do interesse da gestão escolar, também é possível acionar o devedor judicialmente para que cumpram com os pagamentos em aberto, já que a falta deles caracteriza descumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais. Cabe à gestão da escola avaliar até que ponto essa medida é interessante, levando em conta que implica também na percepção da imagem que a instituição de ensino passa para a comunidade escolar.

4.6 – A escola pode rejeitar um aluno inadimplente?

A escola só pode rejeitar a matrícula de um aluno cuja inadimplência é com a própria escola. Não é permitido rejeitar a matrícula de aluno que está inadimplente em outra instituição de ensino.

5 - Use a tecnologia para simplificar o relacionamento e assim reduzir a inadimplência na escola

Uma forma eficiente de amenizar os problemas causados pela inadimplência escolar é por meio da tecnologia. 

Soluções tecnológicas que automatizam o processo de cobrança de pagamento facilitam a vida de quem trabalha na secretaria da escola e precisa saber com precisão qual é a situação financeira da escola.

Contar com um aplicativo que ajuda a fazer a gestão dos pagamentos, enviar cobranças e interagir com os pais pode ser um caminho eficiente para tornar esses processos mais fáceis. Um app também pode ajudar a visualizar de forma mais clara o status de pagamento de cada aluno, além do histórico. 

Ao oferecer experiências de pagamento online para os pais, sua escola pode oferecer opções de parcelamento e pagamento por cartão de crédito e com isso ter melhores resultados. 

Ter uma solução digital de pagamentos também traz vantagens para a produtividade da equipe. Há diminuição de filas na secretaria, evita sobrecarga de trabalho da equipe de tesouraria, além de facilitar a organização dos valores, que é essencial para manter os registros de pagamentos atualizados. 

Para os pais, também há vantagem em contar com a tecnologia para lidar com os pagamentos das mensalidades. Uma delas é a de poder fazer o pagamento online, com o de qualquer outra conta, sem ter que sair de casa, além de ter mais controle sobre as transações já finalizadas e das que estão em aberto. 

É importante também usar a tecnologia para facilitar o atendimento. Ter um canal de atendimento exclusivo para assuntos financeiros ajudará sua escola a ter uma interatividade rápida com os pais para este assunto que merece um foco especial. 

O Pague é a solução da Escola em Movimento para ajudar escolas a usarem a tecnologia para reduzir a inadimplência, saiba mais acessando essa página. 

Temos também um guia completo sobre estratégias para a gestão financeira escolar. Baixe gratuitamente. 

Em relação as dúvidas relacionadas a inadimplência neste período de distanciamento social, conversamos com um especialista que esclareceu alguns pontos importantes. Confira aqui. 

Gostou do artigo? Esperamos que o conteúdo ajude sua escola a reduzir a inadimplência tendo um bom relacionamento com as famílias. 

Escola em Movimento

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