Família e Escola

Muitas mudanças geram novos desafios. Como enfrentá-los em parceria com as famílias?

Quando a escola e as famílias se aproximam e criam uma relação de confiança, os resultados desta conexão são refletidos positivamente no desenvolvimento da formação do aluno, independente do segmento em que se encontra. Todavia, essa aproximação ainda é um desafio.

Mais do que antes, nos últimos meses, as famílias e as escolas precisam unir forças para manter a jornada escolar dos alunos em casa. Com isso, os desafios e tensões dessa relação se sobressaltaram, criando um bom momento para pensarmos em estratégias superá-las.

Por isso, é necessário uma boa gestão no relacionamento entre a família e escola para que a equipe pedagógica possa desenvolver estratégias de ensino-aprendizagem que fazem sentido com as realidades dos seus alunos.

Mas como desenvolver essa relação? Como gerir este relacionamento a distância? A verdade é que ninguém estava preparado para o cenário atual, e não existe nenhum problema em reconhecer isso. No entanto, se mesmo com todas essas dificuldades a sua escola busca ouvir e dialogar com as famílias, o aprendizado tende a ser mais rápido.
Com essa parceria, é possível amenizar as dificuldades e identificar melhores caminhos e práticas.

Para conversarmos um pouco sobre este assunto, nós fomos (virtualmente) até o Nordeste. Mais especificamente em São Luís, no Maranhão, para bater um papo com a Elsa que trabalha como diretora geral da Escola Upaon Açu (em Tupi-Guarani significa “Ilha Grande”), que atende todos os segmentos da educação básica.

Oriente as estratégias pedagógicas das aulas online a partir de pesquisas com as famílias

Desde o início da suspensão temporária das aulas presenciais das escolas públicas e particulares do país, a escola decidiu criar uma pesquisa para alinhar as estratégias pedagógicas com a realidade dos alunos em casa. Isso, por compreender o novo contexto e querer entender como as aulas poderiam acontecer com a ajuda das famílias.

As perguntas buscavam explorar quais eram as condições das famílias para ajudar os alunos e responsáveis a encontrar um ambiente, condições e rotina de estudos.

E você também pode utilizar esse recurso em sua escola. Dentre as perguntas que pode fazer na pesquisa para os responsáveis, sugerimos aqui algumas:

  • O aluno possui um espaço com boa iluminação, pouco barulho e materiais para estudar?
  • Nesse período de isolamento, conseguem manter a rotina em casa reservando o horário da escola?
  • Há possibilidade de um adulto orientar o aluno com as atividades da escola durante quanto tempo por dia?
  • Possui acesso à internet?
  • O aluno possui algum equipamento tecnológico? Se sim, quais?
  • Está trabalhando em contexto de home office ou precisa sair para trabalhar?
  • Quais são seus horários para o seu filho estudar?

A pesquisa foi essencial para a escola escolher ferramentas do google for education, para as estratégias de aulas online da escola.

A partir dos resultados, foi decidido que as aulas vão acontecer de modo síncrono pelo google meet, mas que serão também gravadas e disponibilizadas no google classroom para respeitar as condições das famílias e dos alunos. Isso foi pensado para que aqueles que não podem acompanhar a aula no horário normal consigam ter acesso às aulas gravadas para estudar e tirar dúvidas na mesma ferramenta.

Oriente as ações da sua escola através da pesquisa de satisfação dos responsáveis

A Escola Upaon Açu desenvolve no ano uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score) para medir a satisfação e o grau de lealdade dos alunos e suas famílias com a escola. O retorno das respostas e feedbacks deste tipo de pesquisa é fundamental para orientar as ações da sua instituição escolar tanto para encantar os responsáveis dos alunos já matriculados quanto os que estão por vir!

Dentre as perguntas que podem estar na sua pesquisa de NPS, recomendamos:

  • Você indicaria a escola para algum amigo?
  • Como tem sido a sua experiência com a escola?
  • Quer passar alguma sugestão sobre os pontos que podemos melhorar?

Pesquisas para apoiar as famílias

O núcleo de Educação Especial da escola também realizou uma pesquisa para construir estratégias, criar e auxiliar as famílias nas atividades pedagógicas dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, a fim de promover uma aprendizagem significativa e através da parceria com a família.

As perguntas desta pesquisa, envolviam descobrir como estava a rotina do aluno em casa, como, por exemplo:

  • Quais são os horários de dormir e acordar;
  • Se o aluno tem tido assistência de um profissional
  • Qual momento e em que dia a criança tem mais disposição
  • Quais são os recursos tecnológicos disponíveis
  • Se o aluno tem conseguido manter a atenção durante a aula e no desenvolvimento das atividades

Com os dados coletados, além da possibilidade de reorientar a prática pedagógica, esta pesquisa também gerou um canal de Atendimento exclusivo com a equipe pedagógica para tirar dúvidas e apoiar as famílias e atender estes alunos.

A pesquisa sobre como estavam as condições das famílias no contexto de home office e aulas remotas, possibilitou a criação de um canal de Atendimento com o time de T.I da escola para dar suporte aos pais neste momento. Assim, caso algum responsável tenha dificuldades ou aconteça algum problema nos recursos tecnológicos ou internet, a equipe de T.I da escola pode ajudar.

Já pensou em usar o recurso de Enquetes para enviar atividades pedagógicas?

A escola Upaon Açu tem utilizado bastante o módulo de Enquete para promover o diálogo com as famílias. E as dicas dadas por aqui são atemporais! Existem diversas formas de utilizar e adaptar o módulo de Enquetes para os contextos que precisar.

Gostaríamos de lhe dar uma sugestão de adaptação da enquete, para além das que a Elsa compartilhou conosco.

Que tal cadastrar os alunos que estão nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na plataforma para interagir cada vez mais neste momento, não só com os responsáveis, mas também com os estudantes?

Assim, os professores podem adaptar a proposta de pesquisas para desenvolver atividades pedagógicas (e quem sabe avaliativas) com a enquete.

  • No final de cada aula, o professor pode enviar um pesquisa de autoavaliação com seus alunos;
  • Pode criar atividades sobre os conteúdos e com a possibilidade das respostas abertas e/ou fechadas;
  • Crie enquetes e peça para que os alunos respondam durante as aulas para potencializar a participação na sala;

 

Agradecemos a Elsa por compartilhar as boas práticas da escola Upaon Açu e esperamos que este conteúdo tenha lhe trago boas ideias sobre como utilizar a Enquete na sua instituição de ensino.

Ariany Silva

Recent Posts

Como o Colégio Sepam alcançou 98% da adesão das famílias na plataforma de comunicação?

Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…

3 anos ago

Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas

Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…

3 anos ago

15 ideias de título infalíveis para despertar a atenção das famílias

Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…

3 anos ago