4. Gerar boas expectativas para o próximo ano
Em um contexto de crise econômica – das pessoas e das empresas – e de altas taxas de evasão de alunos do ensino privado, é importante comunicar novidades e criar expectativas positivas e otimistas para o ano que virá.
Durante uma campanha de rematrícula, a escola não está vendendo o que tem agora, e sim o que apresentará no futuro. Em um contexto pós-pandemia, essa noção é ainda mais determinante.
Uma alternativa para gerar expectativas positivas é solicitar que os professores gravem vídeos curtos, convocando os alunos para o novo ano letivo e mostrando quais são as mudanças e, principalmente, as novidades – tanto do ponto de vista do conteúdo que será abordado em sala quanto das novas regras de convivência.
Esses vídeos podem ser compartilhados nas redes sociais da escola, no canal do YouTube ou enviados para cada família por meio de estratégias de e-mail marketing.
5. Novo normal da rematrícula
Depois de muitas incertezas e da necessidade de fazer adaptações às pressas para migrar a parte pedagógica e administrativa para o meio digital, muitas escolas começam a retomada das atividades presenciais. E, com elas, a campanha de rematrícula para o próximo ano.
Um dos pontos mais importantes é alinhar esse processo com as medidas sanitárias que continuarão em vigência no País. Para isso, é essencial evitar as tradicionais aglomerações que ocorrem nesse período e tentar, na medida do possível, disponibilizar formas para que tudo seja resolvido online, de maneira remota.
Alguns fatores que merecem atenção em relação ao “novo normal” para o período de rematrícula:
Preços e prazos
A pandemia afetou a vida financeira de muita gente, fazendo com que milhares de alunos migrassem da rede privada para a pública. Para se ter uma ideia, só no Paraná, mais de 7 mil estudantes fizeram essa mudança. Já no Mato Grosso, estima-se que 40% dos alunos abandonaram o ensino privado durante a pandemia.
Isso mostra como a política de preços e promoções deve ser bem planejada e agressiva para atrair o interesse dos pais em retornar às escolas particulares.
Oferecer pagamentos simplificados e em modalidades digitais ajuda na rotina das famílias.
Já a oferta de descontos estratégicos e a disponibilização de diferentes opções de pagamento colabora para encorajar os pais a se manterem na instituição.
O mesmo princípio vale para os prazos, uma vez que as campanhas de rematrícula, que tradicionalmente se iniciavam no começo do segundo semestre, tiveram que ser adiadas, deixando menos tempo disponível para desenvolver ações.
Equipe capacitada
Com a nova realidade das campanhas de rematrícula, mais do que nunca é essencial contar com pessoas preparadas não apenas para conversar e negociar com os pais, mas, principalmente, para lidar com as novas tecnologias e processos digitalizados que a instituição implantou.
Como nem todos querem ou estão aptos a realizar o processo inteiramente online, é igualmente importante que a equipe esteja pronta para o atendimento presencial de acordo com as normas de segurança.
Esperamos que este post tenha ajudado a sua instituição a entender melhor como montar uma estratégia digital para a rematrícula em sua escola. Quer saber como usar a tecnologia para simplificar a rematrícula?
Nesta artigo, te mostramos como usar a nossa solução para ter mais sucesso na campanha, confira!
Se tiver alguma sugestão, crítica ou comentário, fique à vontade para nos mandar por aqui ou pelo e-mail contato@escolaemmovimento.com.br.