Experiências

9 Dicas Para Usar Melhor seu Aplicativo Escolar

Ter um bom app de comunicação escolar não é garantia que a comunicação com os pais vai ser feita da melhor maneira possível. Ter a estratégia correta, engajar os profissionais da escola, conectar todos os pais, tudo isso faz parte do processo.

Ao chegar no ponto ideal, a escola pode enviar conteúdos aos pais com muita agilidade e aumentar o engajamento deles em todas as ações na escola. Isso pode refletir desde ao índice de inadimplência até na participação dos responsáveis nas reuniões e demais eventos da escola.

Preparamos algumas dicas para que o uso do aplicativo do colégio seja potencializado, que tal? Confiram abaixo!

Envie Conteúdo Relevante e Encante as Famílias

Se a sua escola tivesse um alto-falante, qual seria a frase mais falada?

Pensando agora a partir de uma outra ótica: se sua escola tivesse um alto falante, o que acha que os pais mais gostariam de ouvir?

Essa é uma reflexão bastante válida quando estiver pensando na melhor estratégia de comunicação para o seu colégio.

Pensamos no que queremos comunicar, e também no que os pais esperam da instituição, e com isso as chances de sucesso na comunicação aumentam.

Com as facilidades permitidas pela tecnologia, sua escola não pode abdicar de enviar conteúdo relevante para os pais. Na educação infantil, eles esperam receber os detalhes da rotina da criança, e também informações sobre o progresso da criança.

No fundamental e ensino médio, informações pedagógicas são importantes para que a família fique ciente do que anda acontecendo.

O fácil acesso as notas é um grande diferencial para os pais, que antes dependiam, muitas vezes, da boa vontade dos alunos para mostrarem.

Segmente a Comunicação e Ganhe na Personalização

Já percebeu quando você entra em um site, e logo depois, passa a ver vários anúncios sobre aquele produto que estava aparecendo?

Teve a sensação de falar com algum amigo sobre determinada marca, e pouco depois entrar na rede social e ver um post falando sobre?

Isso acontece porque as empresas que pagam por anúncios não querem chegar nas pessoas erradas, afinal, seria dinheiro e tempo jogados no lixo.

Se você demonstrou algum interesse, pode ser que você seja a pessoa certa, e por isso o anúncio é mostrado.

E o que isso tem a ver com a sua escola? É que tudo isso tem a ver com o poder da segmentação.

Com os aplicativos escolares, no momento de envio de mensagens e conteúdos, é possível selecionar os destinatários de múltiplas formas. E por ser um recurso relativamente novo, é ainda pouco explorado pelos educadores.

Dessa forma, fica muito mais fácil atingir o engajamento e o encantamento das famílias. Porque a tecnologia te permite ter uma comunicação altamente personalizada, gerando mais valor para os responsáveis e também para a marca do seu colégio.

Ouça o Que os Pais Têm a Dizer

Bill Gates, um dos maiores empreendedores do mundo, disse certa vez que os maiores aprendizados que sua empresa teve vieram das críticas dos seus clientes mais insatisfeitos.

Isso por si só já é suficiente para que a sua escola também comece a fazer pesquisas para medir as opiniões dos pais.

Com a funcionalidade de enquetes e pesquisas, rapidamente sua escola pode criar formulários para enviar os pais e obter insights poderosos.

Peça que avaliem a satisfação com a escola, usando o NPS. 

Avalie a satisfação deles com as reuniões escolares e com os eventos realizados e use os insights para aprimorar continuamente. Sem saber o que é  prioridade para o seu público, como escolher quais atividades valem mais alocar recursos e energia?

Ter um canal de atendimento chamado “Sugestões, Críticas e Elogios” também pode ser importante para receber comentários pertinentes.

Tenha uma Agenda de Eventos com Datas Bem Definidas

O uso de um app de comunicação escolar permite criar calendários distintos e compartilhar com os usuários. Quando a escola tem um calendário de eventos bem definido, já pode compartilhar com todos pais logo no início do ano letivo para que eles fiquem atentos às próximas datas.

É possível até mesmo criar lembretes personalizados para reuniões, provas ou outras datas.

Esses lembretes são a salvação para muitos pais, que acabam se esquecendo das datas das reuniões, de provas, entre outros acontecimentos.

Com a agenda de eventos no aplicativo, a chance de participação se torna então maior.

Quanto mais engajamento dos pais nas atividades da escola, melhor o relacionamento, o que permite melhor sintonia e melhores resultados para os alunos.

Envie Pagamentos pelo App e Gere Mais Comodidade

Sabe aquelas taxas do a dia a dia, de excursões, materiais ou cursos extras, que a sua  escola tem a maior dificuldade em organizar todo o processo de pagamento?

É difícil receber, é complicado organizar os valores, fazer as contas…

Com o Escola Pag, é possível enviar os pagamentos pelo aplicativo, e os usuários podem pagar em poucos segundos, optando pelo boleto ou cartão de crédito. Tão fácil como um banco digital!

O colégio ainda pode acompanhar em tempo real os pagamentos, ver os pais que ainda não pagaram, e enviar mensagem apenas para quem ainda não efetuou o pagamento.

Compartilhe Imagens e Vídeos do Dia a Dia Escolar e Triplique o Engajamento

Os pais amam receber fotos e vídeos do dia a dia dos alunos! Para eles, parece ser uma demonstração de cuidado por parte da escola, um sinal de preocupação em fazer com que ele se sinta inserido nesta fase importante da vida dos filhos.

Além disso, quando a escola opta por enviar esses arquivos, os pais podem salvar os arquivos no celular. É a garantia que os responsáveis têm que essas memórias valiosas não vão se perder com o tempo.

No uso da ferramenta, as escolas que enviam fotos regularmente pelo aplicativo chegam a ter até 3X mais engajamento com o aplicativo escolar.

Coloque os alunos como usuários do aplicativo

No caso de alunos em séries mais avançadas, principalmente já no ensino médio, não há solução melhor do que colocar os estudantes como usuários. Assim, eles podem se conectar ao aplicativo da escola e receber conteúdos personalizados.

Que tal enviar ao aluno um link de um vídeo complementar à aula seguinte?

Ou enviar um texto para leitura sem precisar de xerox? Os celulares são usados em todos os momentos, principalmente pelos mais jovens. Então aproveitar o altíssimo engajamento deles com o smartphone é uma ótima ideia.

Assim, o professor pode ter um contato fácil e rápido com os alunos, estimulando-os a se prepararem melhor para aulas e provas. E, claro, cobrar deles quando necessário.

Os lembretes também ajudam muito neste caso.

Use o App como uma Ferramenta de Marketing da Escola

Muitas escolas, antes de adotar um app de comunicação escolar, já usam o email marketing e as redes sociais para divulgar as ações da escola.

No entanto, segundo estudos, usando o email dificilmente vão conseguir uma taxa de leitura superior a 40%. No facebook, a rede social mais usada, dificilmente este percentual vai passar de 10% sem anúncios pagos.

Por que não utilizar o aplicativo, onde todas as mensagens enviadas podem ser lidas?

O aplicativo é o meio ideal de fazer com que todos os conteúdos enviados pela escola sejam de fato vistos pelos pais. Assim, a escola pode usar a ferramenta para estreitar laços e fortalecer sua marca. Aquele conteúdo que antes era postado só nas redes sociais, ou disparado por email, pode ir em poucos cliques para todos os pais.

Use e Abuse das Mensagens Prontas

Sabe aquelas mensagens sobre a rotina escolar que todos os dias são as mesmas? Seja sobre a alimentação, rotina fisiológica, ou desempenho em sala de aula.

Não dá um trabalho tremendo escrever com todos aqueles detalhes as informações na agenda? Usando um app de comunicação como o da Escola em Movimento, é possível determinar modelos de mensagens prontas para o envio aos pais.

É muito simples: a equipe da escola define quais são os tipos de mensagens mais comuns para serem enviadas aos pais e configura esses modelos no sistema.

Exemplo, em um cardápio de uma refeição feita na escola, o profissional só precisa preencher o quanto a criança comeu de cada item. Em seguida, o pai recebem a informação em uma mensagem de texto.

O uso das mensagens prontas garante que o tempo seja muito otimizado, e então professores, coordenadores e demais possam se concentrar mais em outras atividades.

Escola em Movimento

View Comments

  • Gustavo Woltmann says:

    Esse assunto é muito importante. É está bem explicado.

Recent Posts

Como o Colégio Sepam alcançou 98% da adesão das famílias na plataforma de comunicação?

Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…

2 anos ago

Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas

Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…

2 anos ago

15 ideias de título infalíveis para despertar a atenção das famílias

Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…

3 anos ago