Educação em Movimento

Aulas online: por onde começar?

No cenário de distanciamento social imposto pelo surgimento da Covid-19, as instituições escolares se desdobram para readaptar os planos de aulas. Tudo isso de modo a não prejudicar a jornada acadêmica dos alunos.

E para se adaptar a esses planos tivemos a opção: Educação a Distância (EAD).

Você se lembra dos antigos cursos por correspondência que existiam desde o século XIX?

Então, a EAD, à disposição hoje, é o resultado do aprimoramento que tivemos em relação a esses cursos a distância. Isso, claro, com a ajuda das recentes tecnologias digitais.

Contudo, a questão é que a EAD é uma modalidade ainda pouco explorada pelas escolas da educação básica do Brasil. Por isso, muitos educadores ainda sentem dificuldades no momento de criar estratégias, planejar e compartilhar suas aulas online.

Neste artigo vamos te ajudar a criar e implementar suas aulas online com efetividade.

Continue até o final e boa leitura!

Primeiro passo, alinhe com a equipe docente qual estratégia de comunicação será elaborada para as aulas. Entre elas:

  • Síncronas: aulas com interação em tempo real entre o professor e os alunos. Para isso, todos precisam estar conectados ao mesmo tempo e no mesmo ambiente virtual;
  • Assíncronas: as aulas acontecem no tempo dos estudantes. Isso porque, o professor e os alunos não precisam interagir ao mesmo tempo para realizar as atividades.

Estabelecer se as aulas serão síncronas ou assíncronas, não significa que uma eliminará a outra. Pelo contrário, elas podem se complementar.

Por exemplo, você pode marcar uma videoconferência com os alunos (momento síncrono). Depois, combine um data para que as atividades sejam entregues em um determinado prazo, além de cada um fazer no seu tempo (momento assíncrono).

O importante é trabalhar com os diversos meios e tipos de comunicação, e na forma com a qual você e seus alunos vão se adaptar e produzir.

Com essa definição, vamos para as ferramentas gratuitas disponibilizadas no mercado e que podem te ajudar a construir as aulas.

Se essa foi a estratégia escolhida para as aulas online, saiba que o melhor recurso tecnológico é a videoconferência!

Com essa ferramenta é possível promover encontros virtuais entre pessoas via internet. Além disso, é possível compartilhar telas, arquivos e textos.

Para isso, basta marcar uma data e horário. Depois, compartilhe com os alunos.

Segue algumas sugestões de ferramentas que você pode utilizar:

  • Google Meet: essa é uma ferramenta do Google. Com ela é possível realizar videoconferências com até 250 pessoas em uma só reunião;
  • Zoom: o Zoom é uma empresa de serviços de conferências. Em sua versão gratuita é possível realizar videoconferências com até 25 pessoas e limite de até 40 minutos de duração;
  • Jitsi: o Jitsi também é uma ótima plataforma para a criação e gerenciamento de videoconferências. E o melhor, ela também é gratuita.

A comunicação assíncrona requer que os materiais estejam disponíveis para os alunos a partir de um determinado dia e horário.

É claro que eles podem ser compartilhados aos poucos. Porém, a ideia é que os materiais fiquem disponíveis por um longo tempo.

Além disso, é necessário ter outros meios de comunicação eficazes e é o que veremos abaixo:

  • Celular: sim, essa é uma excelente ferramenta para a gravação das aulas. Você só precisa posicioná-lo em um lugar estável e garantir que há memória em seu dispositivo móvel para criar essas atividades;
  • Escola em Movimento: a nossa plataforma te ajuda a entregar os conteúdos desenvolvidos para os alunos. Basta cadastrar os alunos como usuários na plataforma e já pode compartilhar os vídeos das aulas, imagens, lições de casa e documentos. Inclusive, é possível se comunicar com eles, para isso basta habilitar e utilizar o módulo de “conversas”.
  • Plataformas de videoconferências: as versões Premium oferecem a oportunidade de gravar fora do ao vivo. Assim, você pode gravar as aulas e disponibilizá-las para os alunos.
  • E-mail: essa é uma das ferramentas mais básicas e comum de comunicação. Porém, ela é bastante valiosa, pois é possível criar grupos, configurar níveis de interação, gerenciar e disponibilizar os conteúdos. Além de ser um canal onde a troca de interações é sempre bem-vinda.
  • Google Classroom: essa é mais uma ferramenta gratuita do Google. Com interface simples e intuitiva, ela permite a criação, compartilhamento e gerenciamento das atividades em EAD;
  • Trello: esse é focado no gerenciamento das equipes e projetos, podendo utilizar a versão gratuita do Trello Business Class;

Para que essa comunicação funcione bem, é importante estimular a interação com os alunos mesmo que a distância. Inclusive, é fundamental respeitar o tempo para que eles desenvolvam as atividades.

Por isso, tente sempre propor aos seus alunos diversos meios de comunicação e interação entre colegas e professores.

A elaboração e o desenvolvimento da aula online não acontecem do mesmo jeito como na aula presencial.

Por isso, reproduzir o que se faz na sala de aula para uma sala online, pode não dar muito certo. É preciso flexibilizar o currículo, o tempo de aula, a disponibilização de materiais didáticos e a proposta pedagógica.

Pense que os contextos diferentes requerem ações diferentes. E para te ajudar com isso, separamos algumas dicas para a elaboração da aula online:

Crie uma diretriz com regras e as expectativas para as aulas virtuais. E não se esqueça de compartilhar essas informações com os os alunos;

Pergunte aos alunos como está o sentimento em relação a as mudanças atuais;

Comece a aula com perguntas de quebra gelo. Isso ajuda os alunos a se soltarem. Além disso, reserve um período da aula para um momento de interação livre entre os alunos e você;

 Concentre as aulas nos principais conceitos do conteúdo, não desfocando do assunto;

 No planejamento das aulas e atividades, tente envolver as metodologias ativas;

 Inicie as aulas entre 5 a 10 minutos de antecedência. Assim, você pode verificar a estabilidade da sua internet;

 Tenha um plano “B”. Pois, os imprevistos acontecem e é preciso estar preparado;

 Envolva os alunos a cada 5 minutos da aula. Isso os mantém engajados e interessados no assunto;

 Aprenda ao máximo sobre as ferramentas que irá utilizar nas aulas e pense em como aplicá-las no dia a dia;

 Cuidado para não sobrecarregar o dia dos alunos com atividades. Tente sempre equilibrar as tarefas;

E aí, gostou das dicas? Com elas você poderá melhorar o processo de criação e desenvolvimento das aulas online.

Essas foram algumas das dicas que compartilhamos com o intuito de ajudá-lo na criação e desenvolvimento das aulas online que estão sendo constantemente adaptadas.

Acesse a nossa Biblioteca da Conscientização e veja mais conteúdos que podem ajudar sua escola durante o período de de distanciamento social.

Escola em Movimento

View Comments

  • Hélio Novo says:

    Excelente, gostaria de mais informações.

  • Gostei bastante das dicas...algumas delas já até utilizo.

    • Ariany Silva says:

      Oi Jose, estamos felizes em saber que gostou do conteúdo ? E você tem dicas para compartilhar com a gente?! Sua contribuição pode ajudar outras escolas!!!

  • Elizabete says:

    Muito boas as sugestões.

    • Ariany Silva says:

      Oi Elizabete, ficamos felizes em saber que gostou ?

  • Gostei das dicas e já utilizo varias delas.

    • Escola em Movimento says:

      Excelente, Kelly, e que bom que gostou! Fique à vontade para compartilhar outras dicas também! ;)

Recent Posts

Como o Colégio Sepam alcançou 98% da adesão das famílias na plataforma de comunicação?

Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…

3 anos ago

Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas

Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…

3 anos ago

15 ideias de título infalíveis para despertar a atenção das famílias

Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…

3 anos ago