Educação em Movimento

Covid-19: Conteúdos úteis para ajudar sua escola em tempos de conscientização

A pandemia da Covid-19: está mudando a rotina de todos. Neste cenário, em que somos obrigados a conviver com distanciamento social, quase nada é como antes.

Na Escola em Movimento, todos os colaboradores já trabalham de casa.Sabendo que essa é também a realidade da maior parte das escolas, o impacto da tecnologia no dia a dia dos educadores aumenta bastante.

Estamos, neste momento, buscando ações e soluções que ajudem escolas e educadores a minimizarem o impacto da Covid-19.

Neste post, organizamos informações que podem ajudar no plano de ação escolar.

Você também cuida de si, ao cuidar do outro!


Recesso não planejado: O que fazer com os alunos em casa?

Com a suspensão das aulas e as crianças em casa, surge um novo desafio para as famílias. Que atividades fazer? Como aproveitar bem o tempo enquanto estão em casa?

Listamos algumas dicas que a sua escola pode compartilhar com os pais.

Reorganizar a casa

O primeiro pensamento é como reorganizar as coisas em casa para que todos possam conviver bem, serem produtivos e também se divertir (fator muito importante).

Ficar isolado em casa com jovens e crianças pode ser desafiador sem um ‘plano de ação’ eficaz. O ambiente precisa mudar para que a mentalidade de todos também mude.

A dica é separar os cômodos de acordo com suas funções. A sala pode ser o ambiente para relaxamento/diversão, por exemplo.

A sala de jantar pode se transformar em um ambiente escritório/sala de aula e as pessoas que tiverem varandas, podem usá-las para fazer exercícios físicos como alongamentos ou yoga.

Que tal já transformar isso numa atividade divertida e pedir aos seus filhos que façam placas de sinalização de cada local? Assim eles já podem começar a entrar no clima!

Planilha de novas rotinas

Não estamos de férias! Há aulas, projetos, trabalhos a serem feitos e as escolas estão se organizando para entregar materiais e opções para que os estudos e leituras possam continuar a ser seguidos em casa.

Transformar a mesa de um jantar em um coworking pode ser uma boa opção para pais e filhos de todas as idades trabalharem lado a lado.

Será preciso comprometimento e uma boa dose de disciplina, mas também pode ser uma ótima oportunidade de estreitar alguns laços e redescobrir interesses em comum.

Separar horários para as atividades é uma das melhores formas de organização e planejamento. Estudos na parte da manhã e brincadeiras/relaxamento à tarde ou de uma forma intermitente para que fique mais leve. Cada família pode encontrar sua fórmula.

Faça exercícios físicos

É muito importante se movimentar, mesmo em tempos de isolamento. Não é recomendável neste período a ida a academias, estúdios e outros locais fechados com um número alto de pessoas.

Mas nem por isso você precisa parar de se exercitar. Subir e descer as escadas do seu prédio, dar a volta na área interna, alongar e quaisquer outras situações que não envolvam contato com outras pessoas podem ajudar.

Lembrem-se sempre de lavar muito bem as mãos após voltar para casa ou levar um álcool em gel quando sair. Isso também é muito importante para as crianças e jovens. Muitos vídeos de exercícios no Youtube também podem ajudar e você pode até experimentar algo novo e diferente.

Use e estimule a criatividade

Dada a incerteza do período de distanciamento social, é preciso ser criativo. Logo, a busca por atividades diferentes e lúdicas se torna uma necessidade constante.

Jogos, brincadeiras, livros, programas, séries de TV. O que fazer? Fazer pequenas competições saudáveis, caso haja mais de uma criança em casa (ou mesmo entre pais e filhos) pode ser uma opção divertida.

Quem monta um quebra-cabeças mais rápido? Ou quem consegue descobrir o “tesouro escondido” em uma caça improvisada que pode ter como prêmio um biscoito ou um brinquedo.

Que tal fazer um desfile de modas ou então criar uma obra-prima da arquitetura moderna com lençóis e cobertores? Tentem se divertir com o que tem em casa e lembrar das brincadeiras de infância.

[Mídia Kit] Compartilhe dicas com os pais sobre o que fazer em casa com os filhos

Os profissionais da saúde salvam vidas e a educação ajudou a formá-los. Seu trabalho também muda o mundo!

Quais ferramentas podem ser úteis à sua escola neste momento?

Sabemos dos imensos desafios que o novo Coronavírus trazem a todos.

Se a recomendação é não ter contato físico, boas soluções podem ser a chave para encurtar distância entre educador e aluno, entre escola e famílias e até mesmo a distância entre os próprios colaboradores.

Por meio de pesquisa com especialistas e profissionais da educação, identificamos algumas ferramentas que podem ser muito úteis à sua escola. Confira:

Google hangouts meet: Essa é a ferramenta do Google para realizar videoconferências com até 250 pessoas em uma só reunião. Basta criar um evento na sua agenda google e incluir o e-mail dos seus alunos convidados do evento. Ao enviar, é compartilhado um link que dá acesso à videoconferência criada, que pode ser feita tanto pela web quanto por de dispositivos móveis. Entretanto, não é possível gravar as aulas para compartilhar depois.

Zoom

O Zoom é uma empresa de serviços de conferências. Em sua versão gratuita é possível realizar videoconferências com até 25 pessoas e limite de até 40 minutos.

Para ter acesso cadastre-se no site  e agende uma reunião. Em seus detalhes estará disponível o link para ter acesso à videochamada. Compartilhe-o com seus alunos junto com a data e o horário marcado. Essa ferramenta também não disponibiliza a opção de gravação em sua versão gratuita.

Microsoft teams

A Microsoft também disponibiliza uma plataforma para a criação e gerenciamento de videoconferências com até 250 pessoas ao mesmo tempo.

Durante este período está liberado o acesso a recursos antes disponíveis apenas para contas premium, como o onedrive e o office web.  Nesta ferramenta é possível gravar as suas aulas! Para ter acesso, só é preciso se cadastrar, clique aqui. 

Google classroom

Essa plataforma gratuita do Google permite a criação, compartilhamento e gerenciamento de atividades que os seus alunos irão realizar.

Com interface simples e intuitiva, ficará fácil administrar as atividades dadas aos seus alunos durante este período. Para isso, basta se cadastrar no site.

Survey Monkeys

Essa é uma ferramenta que permite que você crie formulários online e então colete respostas. Pode ser muito útil para atividades remotas, testes online, para pesquisas de satisfação e muito mais.

Socrative

O Socrative é um aplicativo que te ajuda avaliar e medir no ritmo da aprendizagem dos alunos. Por meio da tecnologia, o feedback pode ser imediato. O professor entra Socrative, digita o seu e-mail e senha.

O aluno, pelo smartphone, acessa o app e digita o número da sala de aula informado pelo professor. No ambiente virtual, O professor pode fazer a pergunta oralmente, e o estudante opta pelas alternativas. Os resultados aparecem em tempo real.

Plickers

O Plickers é uma ferramenta de administração de testes rápidos, que permite que o professor escaneie as respostas em tempo real e conheça o nível da turma em relação a conceitos e pontos chaves de uma aula.

O app gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados. Essas informações podem ser úteis para identificar dificuldades, tendências e estratégias de personalização de ensino.

Kahoot!

O Kahoot é um serviço gratuito que permite que os alunos estudem nos smartphones ou PCs a partir de testes de pergunta e resposta. O app possui um formato semelhante com jogos de quizzes, e os alunos vão ganhando pontos enquanto acertam as questões.

É possível responder testes de conhecimentos gerais criados pela comunidade ou produzir perguntas específicas sobre um assunto para compartilhar com os colegas.

Como nossas soluções podem ajudar?

A solução da Escola em Movimento também pode ser muito útil neste momento. A maior vantagem para a escola é que qualquer colaborador, mesmo trabalhando remotamente, consegue em poucos cliques se comunicar com as famílias e os alunos.

Confira as dicas:

Compartilhe vídeos de aulas online

Os vídeos são o tipo de conteúdo que mais faz sucesso na internet e isso não é à toa. Por meio deles, é mais fácil prender atenção das pessoas, contar boas histórias e, por que não, ensinar!

Com a impossibilidade da aula presencial, sua escola pode gravar vídeos diretamente no celular e compartilhar no aplicativo.

É possível compartilhar o vídeo diretamente na plataforma ou compartilhar o link do You Tube, para que os usuários assistam diretamente no aplicativo.

Veja aqui como enviar um vídeo pela plataforma. 

Fale com a Escola: Tenha um canal específico para dúvidas

Sua escola pode abrir um canal relacionado à COVID-19 para que fique mais fácil para os pais se comunicarem e tirarem suas dúvidas.

Defina as pessoas na escola que ficarão como responsáveis em responder os chamados e vincule-as como atendentes. Os atendentes podem estar trabalhando remotamente, o que também é uma vantagem.

Além de tudo, a gestão da escola pode acompanhar em tempo real o volume de dúvidas e entender o que os pais estão pensando e ser mais assertivo na comunicação.

A ferramenta pode ser um meio das famílias terem contato constante com as escolas.

Veja aqui como criar um canal de atendimento.

Disponibilize todos os conteúdos de forma organizada

Na área de Documentos da escola, você pode organizar todos os arquivos e compartilhar com todos os usuários.

Nessa área, pode inserir o mapa de hospitais mais próximos e sugestões de atividades e exercícios para os pais e alunos enquanto as aulas estão suspensas.

Você pode também organizar um conteúdo específico sobre a COVID-19 com informações relevantes que vão ajudar toda a comunidade escolar com dicas de prevenção da doença.

Veja aqui como criar Documentos no app.

Disponibilize todos os conteúdos de forma organizada

Na área de Documentos da escola, você pode organizar todos os arquivos e compartilhar com todos os usuários.

Nessa área, pode inserir o mapa de hospitais mais próximos e sugestões de atividades e exercícios para os pais e alunos enquanto as aulas estão suspensas.

Você pode também organizar um conteúdo específico sobre a COVID-19 com informações relevantes que vão ajudar toda a comunidade escolar com dicas de prevenção da doença.

Divulgue o Aplicativo feito pelo SUS sobre o Coronavírus

O Ministério da Saúde liberou um aplicativo gratuito com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre o vírus, mas nem todo mundo sabe disso.

Sua escola pode ajudar a divulgar esse aplicativo que tem dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapas de unidades de saúde e até lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre a Covid-19.

Ao enviar a mensagem, selecione todos os usuários e compartilhe a informação.

Link para iPhones.

Link para aparelhos Android.

Biblioteca da Conscientização: Ajude a espalhar o conhecimento

Além das dicas do post, fizemos uma biblioteca em nosso site com vários conteúdos para ajudar sua escola neste momento.

Além de artigos que mencionamos nessa página, colocamos links e informações relevantes sobre a COVID-19.

Acesse aqui.

Esperamos que o conteúdo do artigo tenha te ajudado. Acesse este formulário, deixe seu comentário e diga como podemos ajudar mais!

Escola em Movimento

Recent Posts

Como o Colégio Sepam alcançou 98% da adesão das famílias na plataforma de comunicação?

Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…

2 anos ago

Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas

Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…

2 anos ago

15 ideias de título infalíveis para despertar a atenção das famílias

Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…

3 anos ago