Ter uma boa tecnologia de comunicação escolar irá facilitar o relacionamento entre família e escola.
Mas, isso realmente basta?
A resposta, você já deve saber, é não.
O que irá pesar mais no sucesso do relacionamento será a eficácia da estratégia adotada pela escola.
A partir de nossa experiência com milhares de escolas, identificamos um ponto muito relevante: as instituições que conseguem um maior engajamento com as famílias são as que compartilham conteúdos relevantes com os pais.
Fotos e vídeos do dia a dia, histórias verdadeiras e poderosas, personalização na comunicação são algumas das técnicas utilizadas pelas instituições de ensino.
Para construir este post, entrevistamos 4 escolas que tem excelência na comunicação. Essa excelência está traduzida em números que são expressivos quando comparados a outras escolas que utilizam a nossa tecnologia.
Esperamos que essas histórias inspirem a sua escola a continuar aprimorando a comunicação e a fortalecer a parceria com as famílias!
O poder da segmentação: por que a comunicação personalizada tem muito mais valor?
Imagine-se como responsável por uma criança e, como pai, você utiliza o aplicativo da escola. Um dia, você recebe um comunicado sobre a excursão que será realizada para os estudantes do 3° ano, mas seu filho ainda está no maternal.
Que sentido faz você ver um pedido desses de confirmação? Em um mundo em que somos bombardeados por informações de todos os lados, damos atenção apenas ao que nos interessa. Deixamos de lado todo o resto.
Se a escola possui alunos desde a educação infantil até o ensino médio, não faz sentido, na ampla maioria dos casos, pensar em um mesmo tipo de comunicação para todos os públicos, correto?
Os familiares da aluna do berçário esperam informações detalhadas sobre a rotina da criança, enquanto os pais de um aluno do ensino fundamental esperam receber informações mais resumidas sobre o desenvolvimento do jovem.
O Colégio Pentágono, em São Paulo, entendeu o poder da segmentação. Nos eventos do Dia das Mães e Dia dos Pais, ao invés de enviarem a grade completa com extensa programação, eles fizeram a convocação personalizada por turma.
“As famílias recebem e salvam em suas agendas pessoais o horário exato em que devem comparecer para as apresentações e vivências de seus filhos, além de receberem no dia anterior um lembrete do evento, ” explica Patrícia Nogueira, Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono.
No Colégio Galois, os conteúdos também variam muito de acordo com o segmento do aluno.
“Na Educação infantil, mandamos o diário de turma, e assim os pais ficam por dentro de toda a rotina dentro da escola. As professoras mandam as fotos e todos os detalhes para os pais verem. No fundamental e médio, enviamos a programação dos eventos, notas das provas e comunicados gerais da escola”, explica Henrique Lopes, profissional de marketing do Galois.
As escolas que têm alto engajamento com a ferramenta são capazes de enviar conteúdos relevantes e pensados para cada público.
Os colégios que têm bom resultados formularam um processo bem definido
Para começar a desenhar um bom processo de comunicação para a sua escola, pode ser interessante começar com algumas perguntas:
Que tipo de informação é relevante para cada tipo de público?
Como posso envolver o máximo de colaboradores da escola para o envio de conteúdos relevantes para os usuários?
Como ouvir os usuários (pais, alunos e colaboradores) para otimizar o processo continuamente?
Parte dessas respostas vai depender do real contexto da sua escola; e outra parte a própria ferramenta pode ajudar na construção do processo. Com o botão “Curtir” você pode medir os conteúdos que mais fazem sucesso, por exemplo.
Com o módulo de enquetes e pesquisas, pode enviar pesquisas para os pais avaliarem a satisfação com a escola e com a comunicação.
No Colégio Magnum, segundo a Gestora de Ensino Cláudia Naves, a definição de um bom processo de comunicação foi o grande diferencial.
“Fomos realizando vários testes para identificar o que funciona melhor. Por exemplo, começamos a enviar o roteiro de provas no feed de notícias, como um comunicado normal.
Com o tempo, ouvindo os usuários, descobrimos que o feed estava ficando muito poluído e os pais não estavam vendo os conteúdos mais importantes. Assim, criamos uma pasta no módulo Conteúdos; ficou bem mais organizado e os usuários ficaram mais satisfeitos”.
No Colégio Magnum, todos os comunicados, inclusive para os próprios colaboradores, são enviados pelo app. Isso, em uma escola que tem mais de 2800 alunos e uma grande equipe de colaboradores envolve um altíssimo volume de informação.
Por isso, a gestão da comunicação é tão importante: para que as mensagens relevantes para cada público atinjam seus objetivos. No Colégio, existe uma pessoa que é responsável unicamente pelo app, tamanha a sua relevância no dia a dia da escola.
Para desenhar todo o processo, segundo Cláudia, foi necessário ouvir continuamente os usuários. “Recebemos a demanda, e agora, como a tratamos? Como acompanho o resultado disso? Acompanhamos o passo a passo; cada etapa é testada. Isso tanto para o público externo como para ao interno”.
Os tipos de conteúdo que mais fazem sucesso
As fotos são o tipo de mídia que domina as redes sociais, e agora também dominam os aplicativos das escolas.
Henrique, do Colégio Galois, diz que as fotos são o tipo de conteúdo que os pais mais gostam de ver no app.
“O que mais gostam é ver as fotos dos filhos e das atividades realizadas, principalmente na educação infantil. Eles também gostam de ficar por dentro das notas dos filhos,” afirma.
Uma grande vantagem do app para enviar as fotos, além da agilidade, é que nele é possível que a escola tenha uma maior privacidade, algo nas redes sociais é impossível.
“Temos a preocupação de produzir os conteúdos diariamente. Lançamos no app e também nas redes sociais. No aplicativo é possível segmentar melhor e ter confirmações de ciência do comunicado, enquanto as redes sociais têm uma conotação mais generalista”, explica Henrique.
A escola usa o app para comunicação interna e envia também pesquisas para os usuários. Por exemplo, se vai realizar um evento, envia antes uma pesquisa no app para estimar o número de participantes e serem mais assertivos na organização.
No Colégio Magnum, além do envio das fotos e dos comunicados, os pais ficam muito satisfeitos em receber as notas no aplicativo. Antes, eles dependiam que os alunos mostrassem as notas, agora conseguem ter um acompanhamento melhor.