A educação é o caminho para o futuro. Se não com essas mesmas palavras, em algum momento você ouviu uma frase com este sentido. Logo, com tantas transformações no mundo, as escolas também estão mudando. E em relação a todas essas mudanças, estamos preparados? Como fazer com que elas sejam as melhores possíveis, de forma a despertar o máximo da criatividade dos alunos? As escolas estão inibindo a criatividade dos estudantes?
O especialista em educação e criatividade Sir Ken Robinson discutiu isso em uma palestra no Ted Talks, um canal no youtube com palestras de grandes especialistas em diversas áreas. O vídeo é um dos três mais visualizados da história do canal e traz uma reflexão importante.
Neste artigo, vamos citar os principais pontos da palestra. Em sua escola, o quanto acham que estão favorecendo a criatividade dos alunos?
A extraordinária evidência da criatividade humana
Picasso uma vez disse: toda criança nasce artista. O desafio é manter-se artista enquanto cresce. Ken acredita que Picasso está completamente certo, mas que somos educados de forma contrária a esta nossa natureza. Quais as razões?
Em todos os cantos do mundo que Sir Ken visitou ele observou que todas as escolas seguem a mesma hierarquia de matérias. Sem exceção, sem importar a região. No topo, entre as principais disciplinas, matemática e as línguas, seguidas por matérias de humanas, e por fim as artes.
E além das artes ficarem entre as últimas prioridades, há também uma hierarquia na disciplina. Arte e música normalmente têm um status melhor que drama e a dança, por exemplo.
Segundo Ken, não há nenhum sistema de educação no mundo que ensina dança às crianças todos os dias, como ensinam matemática. Certo, você pode achar que o especialista está exagerando ao dar tanta importância às artes, mas ele nos dá bons argumentos.
Sir Ken não desmerece a importância da matemática, mas diz que a dança deveria também ter mais espaço. As crianças dançam o tempo todo se são permitidas a fazer isso. O que acontece é que com o crescimento da criança elas são educadas da cintura pra cima. E então o foco é apenas a cabeça.