Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais profissionais da escola.
Seja por mensagens via app da escola, email ou redes sociais, a eficiência de uma mensagem depende de ela ser aberta e lida pelo seu público-alvo.
É por isso que ao escrever um comunicado, a escola precisa pensar em formas de torná-lo atrativo e de despertar a atenção dos pais e responsáveis.
Afinal, a atenção está cada vez mais seletiva, e ainda que os pais entendam a importância de acompanhar a rotina escolar, uma notificação no celular compete com uma infinidade de outras, sobre os mais diversos assuntos.
O primeiro contato da família com os comunicados da escola sempre será o título.
Com um título chamativo, aumentam – e muito – as chances de as famílias lerem as mensagens enviadas, aumentando o engajamento.
É por isso que eles precisam ser bem pensados para despertar a curiosidade e fazer com que os comunicados não se percam em meio a outras mensagens.
Por isso, a capacidade de síntese é essencial.
“Escrever é fácil. Tudo o que você precisa fazer é riscar as palavras erradas.”
Mark Twain
Obviamente, nem só especialistas em marketing ou copywriting vão entrar em contato com os pais e alunos e, pensando nisso, facilitamos a sua vida criando este guia prático.
Salve este conteúdo e, sempre que precisar enviar uma mensagem, consulte-o para formular o melhor título.
O primeiro passo para escrever um título chamativo é saber, com clareza, qual informação você quer comunicar e qual a prioridade.
É importante que o assunto principal do texto esteja no título.
Se o comunicado fala sobre uma mudança no cardápio da cantina e também de um ajuste na mensalidade, um título genérico vai ser ineficiente. O assunto da mensalidade tem que estar no título para não passar despercebido.
1 – Seu filho(a) está pronto para (X)?
Insira entre os parênteses a atividade que vai acontecer. Essa pode ser uma boa estratégia para anunciar um evento futuro, como uma excursão de turma ou um evento diferente para o qual os estudantes estão se preparando.
2 – Programe-se para (X)
Insira entre parênteses o nome do evento do qual os pais podem participar. Pode ser uma reunião de pais e professores, pode ser uma mostra de algum trabalho dos estudantes. Vale tudo que demande que a família reserve um horário.
3 – Saiba como está o desempenho do seu filho(a) em (X)?
Essa pode ser uma forma de estimular os familiares a buscarem saber sobre notas e desempenho em avaliações escolares.
Este comunicado pode trazer informações sobre o envolvimento do estudante nas aulas de determinada matéria, abordar êxitos e fraquezas em relação ao conteúdo.
4 – (X) eventos do cronograma escolar que precisam estar no seu radar neste trimestre
Utilize esse título para enviar para as famílias o calendário completo do trimestre – ou até do ano -, mas trazendo também os destaques da programação que não podem ficar de fora do radar.
5 – O dia de (XXX) está chegando
Vale tanto para coisas boas quanto para ruins: o dia da prova de recuperação, o dia da excursão, o dia da feira escolar, o dia da rematrícula.
O intuito é que esse comunicado funcione como um lembrete de algo que as famílias já sabem, mas não podem esquecer.
6 – (x) grandes avanços do (nome do estudante) neste semestre
Listas costumam chamar atenção para falar sobre qualquer assunto. Se a família receber uma lista da escola falando bem do próprio filho(a), as chances de esse comunicado ser aberto são enormes.
Aqui, é claro que o comunicado precisa ser individualizado para tratar de cada aluno. E, claro, com cuidado, este também pode ser um espaço para trazer pontos de melhoria.
7 – ATENÇÃO: desempenho abaixo da média em (X)
Este é um comunicado que ninguém gosta de receber, mas é essencial para avisar os familiares de que é preciso dar mais atenção em alguma matéria.
Faz parte da rotina e é importante que a família saiba da situação antes que ela se torne um problema.
8 – Tudo o que seu filho(a) vai aprender neste (dia, mês ou ano)
É normal que os pais queiram saber o que faz parte do currículo escolar e o que está sendo trabalhado em todos os períodos do ano.
Por isso, é importante deixar acessível o cronograma curricular para que as famílias tenham a oportunidade de estar a par do conteúdo.
9 – Precisamos de você na (x)
… na feira de ciências, na reunião de pais e professores, na festa de Natal, etc. Use para chamar os pais para participar de eventos específicos.
10 – O boletim do (x) já está disponível
Informe no texto onde e como consultar e não esqueça de fornecer um canal para tirar dúvidas.
11 – Cancelamento das atividades escolares no dia (x)
A importância do assunto pede que o máximo dele esteja contemplado no título, como no caso de cancelamento de aula. No corpo do texto, explique os motivos de não haver aula e abra o canal de comunicação.
12 – Qual sua opinião sobre (x)?
Eficiente para envio de questionários e consultas.
13 – Está tudo pronto para a (X) na Escola
O X pode ser a festa de São João, o dia da feira de ciências, o evento de dia dos pais, uma semana de gincanas…. Essa é uma forma de lembrar os pais sobre eventos que estão no cronograma, mas que precisam ser lembrados.
14 – Vamos falar sobre o desempenho do (X)?
Utilize este título para convidar os pais para uma reunião para tratar especificamente sobre o desempenho do aluno, seja ele positivo ou negativo.
15 – [IMPORTANTE] Mudanças no (x)
Deixe claro que um assunto é mais importante do que o outro. Vale para mudanças no cronograma, no horário de atendimento, ajustes na mensalidade. Essa é uma forma de chamar atenção para assuntos pontuais e imediatos.
É claro que cada escola tem sua forma de comunicar com os pais. Mas para aumentar as chances de engajamento, vale investir em uma comunicação solta, leve, abrindo mão de um palavreado rebuscado e optando por comunicados que sejam escritos com objetividade. E, claro, sempre com rigor gramatical.
“Se você falar com um ser humano numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração.” Nelson Mandela.
Veja também: Marketing Educacional: Eleve o nível da sua escola
Ao mandar uma mensagem, é preciso ter foco. Um comunicado até pode trazer dois assuntos, mas é importante que eles não tenham o mesmo peso, caso contrário, um deles pode passar despercebido.
Um comunicado sobre o retorno das aulas presenciais pós-pandemia, por exemplo, é importante demais para dividir espaço com assuntos igualmente importantes, mas pode ser acompanhado de uma mensagem sobre uma pequena reforma em uma área da escola, por exemplo.
Também vale lembrar que é importante ter foco e evitar encaminhar muitas mensagens na mesma semana.
Mande comunicados individuais para tratar dos assuntos mais relevantes e mensagens gerais para incluir vários assuntos.
No aplicativo, a sua escola pode personalizar a mensagem, tendo em vista que é possível segmentar os destinatários de múltiplas formas.
Pode ser interessante criar uma rotina de comunicação para engajar as famílias e trazer um pouco do dia a dia escolar, sempre lembrando de trazer, também, notícias boas e um pouco de leveza.
Se você quer se inspirar ainda mais, neste material inserimos 16 modelos de comunicado que fizeram sucesso com as famílias.
Se ainda não usa uma plataforma de comunicação em sua escola, agende uma demonstração com um especialista e saiba como a tecnologia pode ajudar a sua instituição!
Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…
Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…