Quando falamos em negociação, frequentemente associamos essa abordagem à área de Vendas. Entretanto, negociar é um conceito que se aplica a diferentes aspectos da vida, e com a escola não é diferente.
Nas instituições educacionais, estamos negociando todos os dias; e esse processo tem um papel essencial nas escolas, visto que é a partir das negociações que basicamente todas as decisões são tomadas.
Em outras palavras, quanto mais eficazes forem as negociações, melhores costumam ser os resultados para as partes envolvidas.
E não estamos nos referindo apenas a questões financeiras, como a possível negociação do pagamento de matrículas atrasadas; praticamente todos os setores da escola estão envolvidos em negociação, seja na relação da diretoria com colaboradores, dos professores com os pais, dos alunos com os educadores etc.
Por isso, neste post listamos alguns pontos que você pode adotar em um processo de negociação e que podem ajudar a escola e as partes interessadas a chegarem a um resultado comum mais proveitoso. Então, acompanhe e boa leitura!