Educação em Movimento

Como é a volta às aulas em outros cantos do mundo?

Volta às aulas!!! Esta é uma das épocas mais emocionantes e também corridas do ano. Comprar novos uniformes, material escolar, organizar tudo… Arrumar a escola, orientar as equipes, fazer reunião com os pais para dar as boas-vindas…

É o início de um novo ano letivo e toda a equipe escolar, as crianças e os jovens ficam a mil por hora para encarar este recomeço.

Mas você sabe como isso funciona em outras partes do mundo?

Nós da Escola em Movimento estamos animadíssimos com a volta às aulas e também ficamos curiosos para saber como é esse período tão especial em outros países.

Por isso, fizemos uma pesquisa divertida e também bastante interessante para mostrar como esta data é significativa em outras culturas. Selecionamos também algumas fotos ilustrativas de blogs de escolas, jornais locais e redes sociais.

Rússia e Ucrânia

Nestes dois países, o primeiro dia de aula é sempre em 1º de setembro, que é considerado feriado nacional e recebe o nome de “Dia do Conhecimento”.

Nesse dia, alunos de várias séries marcham para suas escolas. É uma grande festa!

Não se enganem, pois é um dia normal de trabalho. A diferença é que os pais podem acompanhar as crianças às escolas antes de irem trabalhar.

Os alunos cantam e dançam e os professores falam, com animação, sobre como é dar aulas e sobre o prazer de ensinar.

Tradicionalmente, as crianças usam uniformes formais e as meninas, particularmente, costumam usar meias brancas e também flores brancas nos cabelos. Outra tradição é levar buquês de flores para os professores e, em troca, eles ganham balões coloridos. 

É normal serem realizadas assembleias especiais antes dos início das aulas. Vale destacar que tanto a Rússia quanto a Ucrânia apresentam índices de alfabetização superiores a 99%.          

Alemanha

Na Alemanha, há uma linda tradição que remonta ao século XIX e que é seguida até hoje pela população, focada literalmente no primeiro dia de aula de uma criança.

Ou seja, o primeiro dia de aula do primeiro ano na escola. É um dos eventos mais importante na vida de uma criança alemã e marca a sua entrada na “parte séria da vida”. Este cartão é de 1925 e frase em alemão deseja boa sorte em seu primeiro dia de aula.

Todas as crianças ganham um cone de papelão colorido e todo enfeitado, recheado de doces e presentes, chamado “Schultüte”. Muitos deles são do mesmo tamanho do criança ou até maiores que ela. 

Dentro deles podem ter também artigos escolares, brinquedos, livros, gibis e o que vier na imaginação. Cada criança vai para a escola carregando o cone e lá os professores e coordenadores os recheiam com presentes. Apesar da ansiedade, os pequenos só poderão abri-los em casa, depois do primeiro dia de aula. 

Os cones podem ser comprados em lojas, mas na maioria dos casos são preparados em casa mesmo. Os pais compram o papelão para o cone e outros papéis coloridos para confeccionar figuras e o nome do mais novo estudante da família. Algumas escolas convidam os pais para montar o cone no local com a ajuda dos professores.

Os motivos de decoração dos cones são bastante variados. Desde uma aeronave espacial, ou costurado em tecido com figuras de um jardim, ou até enfeitado com figuras da profissão dos sonhos da criança. O que não pode faltar é criatividade para tornar o primeiro dia de aula um evento inesquecível na vida dos pequenos. 

O primeiro dia de aula costuma ser entre o final de agosto e início de setembro, de acordo com cada região. As crianças são recepcionadas pelos professores com brincadeiras e apresentações e os alunos veteranos também participam das atividades de boas-vindas aos novos estudantes.

Na volta para casa, os pais esperam a criança com um almoço especial ou um café da tarde, acompanhados dos padrinhos e/ou avós. Esta é a hora especial para abrir a Schultüte e curtir todos os presentes.

Canadá

Como nos outros países do hemisfério, o ano letivo começa após o verão, em setembro e as crianças estudam em período integral. Uma das tradições mais divertidas e seguidas no país é de tirar fotos criativas das crianças para registrar o primeiro dia de aula na escola. É comum nas fotos ter a data e a série que elas vão começar, mas a imaginação não tem limites.

Os alunos do Junior Kindergarten (a partir dos quatro anos de idade) normalmente começam devagar, indo por algumas horas no primeiro dia e só depois começam no horário normal. É uma oportunidade de visitar sua sala e conhecer os professores e os colegas, com hora marcada (cada escola tem seu procedimento).

Uma curiosidade interessante é que as primeiras letras a serem ensinadas durante a alfabetização são S, A e T, nessa ordem e as crianças aprendem a escrever. A explicação é ligada a como era a vida dos antigos colonos canadenses e como eles eram educados antigamente e eles mantém essa estrutura de ensino até hoje.

China

Na China, o primeiro dia de volta às aulas também é em 1º de setembro. Em Nanjing, por exemplo, província de Jiangsu, os alunos são vestidos com trajes antigos e participam de uma cerimônia para marcar o início da sua jornada escolar em um templo de Confúcio. 

Eles tocam a campainha do templo e queimam um pouco de incenso diante de uma estátua de Confúcio. Ele é um grande sábio chinês, conhecido em todo o mundo que sempre deu enorme importância a uma boa educação.

Em outras localidades existe a obrigatoriedade da participação das crianças em uma cerimônia nacional de arvorismo de bandeiras no playground, uma corrida pelo hino nacional e um discurso dos diretores de cada escola incentivando seus alunos a trabalhar e estudar bastante. 

Mas a cada ano, escolas de toda a China têm encontrado novas formas de tornar este dia mais alegre e especial como levar peças de museu para serem expostas para os estudantes, ou convidar celebridades locais para contarem sobre suas vidas após a escola, como médicos, escritores e oficiais da marinha e até mesmo oferecer almoços grátis para tornar o dia mais festivo.

Embora diversos países tenham calendários e tradições diferentes, a emoção de voltar para a escola é universal. É um momento emocionante, cheio de perspectivas de adquirir mais conhecimento, fazer novos amigos e construir uma comunidade.

E você, conhece alguma tradição interessante de algum outro país para compartilhar com a gente? A sua escola tem alguma tradição na volta às aulas? Compartilhe conosco!

Fontes de pesquisa:
https://blogs.elenasmodels.com/en/1-september-1st-day-of-school-for-children-in-russia-and-ukraine/
http://www.shakhty-school11.ru/index.php?option=com_content&view=article&id=494:2010-09-22-19-58-35&catid=45:2010-09-22-14-58-44&Itemid=81
http://chc.org.br/artigo/como-sao-as-brincadeiras-das-criancas-a-escola-e-o-dia-do-aniversario-na-russia/
http://sochinite.ru/sochineniya/sochineniya-o-shkole/sochinenie-na-temu-pervyij-den-v-shkole
https://br.rbth.com/sociedade/2017/09/01/neste-dia-russia-celebra-o-dia-do-conhecimento_831714
https://www.rbc.ru/photoreport/01/09/2015/55e5662e9a7947e901c52999
https://regnum.ru/news/2704280.html
https://www.dw.com/pt-br/o-encanto-do-primeiro-dia-de-escola-na-alemanha/a-45123294
https://www.dw.com/de/die-schult%C3%BCte-wie-der-schulanfang-in-deutschland-gefeiert-wird/a-19492315
https://www.csmonitor.com/World/Global-News/2011/0902/Back-to-school-How-China-is-trying-to-liven-up-the-first-day-of-classes
https://educacao.uol.com.br/album/mobile/2014/02/24/volta-as-aulas-na-china.htm#fotoNav=6
http://baianosnopolonorte.com/coisas-de-mae/curiosidades-sobre-a-escola-primaria-canadense/
https://gabynocanada.com/2017/09/11/tradicoes-de-volta-as-aulas-aqui-no-canada-e-diferencas-em-relacao-ao-brasil/

Escola em Movimento

Recent Posts

Como o Colégio Sepam alcançou 98% da adesão das famílias na plataforma de comunicação?

Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…

2 anos ago

Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas

Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…

2 anos ago

15 ideias de título infalíveis para despertar a atenção das famílias

Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…

3 anos ago