Se formos comparar um aluno destes tempos com um de 30 anos atrás, certamente encontraríamos muitas diferenças.
O mundo mudou e continua se transformando continuamente. Muito provavelmente muda agora mais rapidamente que há anos atrás.
Com acesso tão fácil ao entretenimento e à informação com a internet, vieram muitas facilidades. Mas também alguns obstáculos, como melhorar o foco dos alunos nos estudos, desafios que mal tivemos tempo para nos preparar para enfrentá-los.
Se antes já não era fácil induzir os alunos a estarem atentos em sala de aula, agora se tornou bem mais complicado. Se no passado manter-se focado nos livros e manter-se distante das distrações já não era tarefa tão fácil, atualmente ler um livro sem muitas interrupções se tornou um teste pra mente.
O mesmo vale para adultos, que admitem dificuldade em dosar o tempo nas redes sociais.
Então, apesar do nosso foco ser os alunos, as dicas a seguir podem ajudar a todos que querem ter um maior controle do que estão fazendo. E acima de tudo querem ter maior capacidade de concentração e foco para atingir seus objetivos.
Nos diga depois se as ferramentas ajudaram, pode ser?
O Rescue Time é uma ferramenta fantástica para induzir os alunos a usarem em seus computadores. Seja como professor ou responsável, você pode ter acesso a relatórios completos sobre onde o usuário mais passa tempo. É possível saber exatamente a produtividade – no caso dos estudantes, o tempo que passou acessando conteúdos educativos – em cada dia. Podendo então comparar a evolução dia após dia, mês após mês e ano após ano.
Conforme podem ver acima na imagem, o vermelho indica sites de produtividade nula. O azul escuro produtividade alta, azul claro produtividade média e os cinza de sites não classificados.
Baixando o Rescue Time em seu PC (a aplicação é muito leve, pesa menos que 4mb), e logando no site, de forma gratuita, você pode selecionar os tipos de sites que são considerados produtivos e quais são de distração.
Isso considerando os objetivos dos alunos. No início, os estudantes podem até mesmo se assustar ao saber quanto tempo passam nas redes sociais. É uma ferramenta muito útil para melhorar o foco dos alunos nos estudos.
Os usuários ainda podem criar metas diárias. Como, por exemplo, não passar de 25% do tempo em atividades de distração, como as redes sociais ou jogos.
Esta ferramenta permite ter um controle perfeito de como o tempo vem sendo gasto na internet. Algo que pra maioria é difícil de controlar. Muitas vezes entram na rede social achando que ficará por um minuto, mas quando se viu já se foram 30 minutos. Que passam sem nem a gente perceber.
No próprio site, você pode selecionar o período de tempo no dia, ou a própria data, e ter gráficos completos, com os percentuais que dizem exatamente quantas horas e segundos passou em cada tipo de atividade na internet.
Além disso, é possível saber qual foi o dia que passou mais tempo logado no computador. Assim como saber em qual deles você foi mais produtivo e em qual deles passou mais tempo distraído. Isso sabendo as horas somadas desde quando começou a usar a ferramenta.
Com uso aleatório, sem controle e disciplina da internet, o potencial dela pode ser muito reduzido. Tanto para aprendizagem, quanto até mesmo para o entretenimento. Afinal, quando se tem o objetivo de estudar ou aprender algo novo e no fim do dia esta meta não é alcançada, a sensação é de fracasso.
Com a organização do tempo, os alunos podem se sentir mais motivados e donos do seu próprio tempo. Além de poderem ser educados para um uso bastante consciente da internet.
A melhor parte de tudo isso é que todas essas funcionalidades apresentadas estão disponíveis na versão gratuita da ferramenta. Na versão paga, é possível até mesmo bloquear os sites que não são do seu interesse.
É bem provável que você já tenha ouvido falar da técnica Pomodoro em algum momento, não é? É uma técnica bem conhecida, no entanto, ela pode ser ainda mais explorada, principalmente na educação.
Com níveis cada vez maiores de ansiedade, os jovens têm dificuldades de parar um tempo e ler um livro, de forma contínua, sem perderem para a distração do smartfone, tablet ou computador. Mas eles podem ser treinados a melhorar isso.
A técnica “Pomodoro”, que em italiano significa “tomate”, tem esse nome porque o criador da técnica Francesco Cirillo usou um daqueles cronômetros em formato de tomate para gerenciar seu tempo.
Em seu smartphone, você pode pesquisar pelo mesmo nome, pra que encontre app’s pra ajudarem os alunos a executar a técnica.
Assim como propomos o ótimo Rescue Time para gerir o tempo que o aluno passa no computador, sugerimos também o uso do offtime, um app para controlar o uso do smartphone.
Afinal, as notificações exageradas ajudam a tirar o foco, assim como impede a tentação de acessar os grupos de whatsapp.
O aplicativo fornece dados do uso do telefone, permitindo a identificação de hábitos do usuário. É possível saber o que está fazendo com mais frequência, quando, e por quanto tempo.
O Offtime ajuda a melhorar melhorar o foco dos alunos nos estudos por facilitar o auto-controle, restringindo o acesso a aplivativos que causam distração.
Ao invés de procrastinar, os usuários podem se envolver mais com as aulas, com os livros, e com os conteúdos que ajudarão a se desenvolver.
E aí, o que achou das nossas dicas? Com elas é possível ajudar os alunos a organizarem seu tempo, e focarem nas principais atividades pro seu desenvolvimento. Claro que os jovens precisam se distrair e principalmente se divertir. Mas é papel da escola, e principalmente dos responsáveis, instruí-los a ter bons hábitos, para que tenham capacidade de concentração.
A Escola ter um aplicativo de comunicação próprio também pode ajudar e muito na otimização do tempo na internet. Isso porque ali a comunicação é direta, sem rodeios e sem outras distrações. O que não ocorre quando a escola usa redes sociais ou o WhatsApp para se comunicar, por exemplo.
E aí, pretende testar algumas dessas ficas? Comente abaixo o que achou, e nos diga quais dessas ferramentas pretende fazer com que os jovens usem!
Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…
Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…
Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…