Durante o encontro, os professores vão relatar quaisquer dificuldades de aprendizado e comportamento, demonstrar as etapas propostas no planejamento escolar, bem como as notas dos alunos nas avaliações.
As reuniões de feedback também são benéficas para os professores, uma que vez os auxilia a compreender melhor o contexto familiar de cada aluno, fator fundamental para despertar mais empatia dos docentes.
Mas as reuniões pedagógicas não são a única forma de mostrar a evolução dos alunos para os pais.
Seja na educação infantil ou no ensino fundamental, os professores devem elaborar e apresentar um relatório individual sobre cada aluno.
Trata-se de um documento importante para que pais e educadores tenham uma noção mais concreta do desenvolvimento dos alunos, bem como suas dificuldades.
O relatório costuma ser uma das maneiras mais eficazes de mostrar a evolução dos alunos para os pais.
Em oposição aos boletins, que só trazem a realidade fria das notas conquistadas nas avaliações, os relatórios escolares apontam detalhes sobre o que os alunos realmente aprenderam do conteúdo ensinado em sala de aula.
Quais habilidades foram desenvolvidas de acordo com o que se espera de cada idade?
Pense em agrupar informações relacionadas à criatividade, comportamento social, solução de problemas, escrita etc.
A elaboração dos relatórios individuais faz parte da rotina dos professores e traz as principais informações sobre o desenvolvimento dos alunos em cada período, seja bimestre, trimestre, semestre ou de todo o ano letivo.
De uma maneira geral, cada escola determina a frequência com que o professor deve fazer essa avaliação.
No entanto, o ideal é que isso não seja feito apenas no final do ano, mas com a maior frequência possível, uma vez que o feedback não é importante apenas para a escola, como também para os próprios pais, servindo para engajá-los na educação dos filhos e para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
O relatório tem especial importância na vida escolar de alunos indisciplinados ou que apresentam algum problema de aprendizado.
As informações relatadas no documento vão servir para que outros educadores que venham a trabalhar com a criança tenha um norte das suas carências e habilidades, permitindo, sempre que possível, que a instituição elabore estratégias didáticas diferentes para cada aluno.
Com o passar dos anos, a escola passa a ter em mãos um histórico não apenas da aprendizagem e do desenvolvimento dos alunos em relação ao conteúdo ensinado em sala de aula, como também sobre suas habilidades sociais.
Dessa forma, o relatório se torna um instrumento essencial para mostrar aos pais a evolução dos seus filhos.