Experiências

Como melhorar o trânsito na escola durante a saída dos alunos?

O trânsito nas cidades médias e grandes está cada dia mais complicado, e isso não é nenhuma novidade. O que vem sendo novidade são as tecnologias que surgem para facilitar a nossa vida.

Com certeza você já ouviu alguém dizer que o “tempo está passando mais rápido”, e provavelmente até concorda com isso.

Pesquisadores estão aliando essa sensação ao uso da tecnologia. “Todo o desenvolvimento tecnológico tende a deixar os processos mais rápidos”, diz Edward Tenner, especialista em história da tecnologia da Universidade Princeton, nos EUA.

Se a sensação é que o tempo está passando mais rápido, o que ocorre é que as pessoas também querem que as respostas fiquem mais ágeis.

Pessoas estão dispostas a pagarem mais para sair dos 128MB de RAM para 256MB, mesmo sem saber ao certo o que vamos fazer com os segundos que ganharem.

As escolas perceberam isso, e querem também se adaptar a essas novas demandas. Por isso, passaram a usar a tecnologia ao seu favor. O “Estou Chegando” é a funcionalidade que ajuda a escola a monitorar a distância dos pais, liberar os estudantes na hora certa e otimizar o tempo dos pais e também dos colaboradores.

Como funciona na prática?


Ao sair de onde está para a escola, os pais acessam o aplicativo e clicam em “Estou a caminho”. A partir disso, ao passar pelo raio de distância estabelecido pela instituição, os funcionários passam a saber a distância exata em que os pais se encontram.

A escola pode configurar quantas portarias for necessário, pode também definir as pessoas que podem acompanhá-las.

Quando o trânsito se congestiona na portaria da instituição, o fato dos pais pararem em fila dupla ao aguardarem os filhos por muito tempo tornava a saída  dos alunos uma verdadeira bagunça.

Com a tecnologia, as escolas liberam os estudantes na hora certa para que os pais fiquem menos tempo na espera, o que alivia o trânsito.

No momento da saída dos alunos, cada escola tem sua metodologia. Normalmente, são três tipos de saída:

  • Saída controlada a partir de sala de aula – O aluno permanece na sala até a chegada dos responsáveis. Os pais não podem ter acesso ao interior da escola, logo os alunos são levados até a portaria.
  • Saída controlada a partir do pátio – O aluno permanece no pátio da escola com uma equipe de colaboradores. Os pais, nestes casos, podem ou não ter acesso ao interior da escola.
  • Saída liberada para os alunos – Processo natural de liberação dos alunos do Fundamental II e Médio para saída pela portaria sem a necessidade do responsável presente.


Com o “Estou Chegando”, as escolas visam eliminar duas dessas etapas. O período que o pai espera na portaria, antecipando e o tempo de deslocamento da criança dentro da instituição.

Esses poucos minutos retirados fazem uma diferença significante no trânsito no entorno da escola. Já que os pais ficam menos tempo parados na via.

Adaptação a ferramenta

Ao introduzir a tecnologia, o que recomendamos às escolas é que os processos atuais sofram o menor impacto possível. Isso vai facilitar a implantação da novidade e tornará o trabalho da equipe mais simples.

Normalmente, o Estou Chegando é implantado apenas para a Educação Infantil e Fundamental I. Já que os alunos mais velhos têm mais autonomia na saída.

No caso de escolas que conduzem o aluno até a portaria, podem introduzir o “Estou Chegando” por meio de seus canais de aviso já usados. Por exemplo, o microfone ou telefone em sala de aula.

O mesmo profissional que faz a chamada dos pais poderá gerir a fila do Estou Chegando. Esse responsável verá a aproximação do pai e também ficará ciente quando o responsável tiver fisicamente na portaria.

Para facilitar o aviso interno da liberação do estudante, a visualização da aproximação do Estou Chegando pode ser feita por todos os profissionais envolvidos na saída. A escola pode optar por usar equipamentos já existentes como os computadores das salas de aula, tablets, ou painéis eletrônicos.

Em situações onde a liberação ocorre com a entrada dos pais na escola, a escola pode optar por fazer um modelo misto ou mudar totalmente o processo. Em qualquer um dos casos, é necessário definir quem vai receber o aviso dos pais no “Estou Chegando”, quem acompanhará os alunos até a portaria e quem vai gerir a fila dos alunos aguardando os responsáveis na portaria.

Todas essas atividades podem ser feitas por dois ou mais profissionais. A quantidade ideal depende muito do número de alunos em sua escola.

Quais benefícios a sua escola pode ter melhorando o processo de saída dos alunos?

Os maiores benefícios são, sem dúvida, o maior conforto para os pais e a otimização do trabalho dos colaboradores da instituição. Eles passam a gastar menos tempo no processo de saída.

No Colégio Pentágono, em São Paulo, segundo Averaldo Luiz, Coordenador de Sistemas de Informações, o tempo de espera dos pais nas portarias foi de 20 minutos para apenas 3 minutos. Na escola, melhorou também a segurança na saída, que se tornou mais organizada. “Havia muita confusão sem saber quem já tinha sido chamado,” afirma Averaldo.

A instituição pode personalizar a ferramenta da maneira que for mais adequada ao seu contexto. Pode configurar as portarias, o horário de início e fim de atendimento, o raio de distância desejado e quem vão ser os responsáveis por esse atendimento.

Com o sistema configurado, a escola passa a visualizar a Fila de Chegada, sempre ordenada pelos responsáveis mais próximos da chegada.

Com o aluno encaminhado, o funcionário libera o aluno pelo app. Quando o estudante entra no carro, o gestor da portaria finaliza o processo por esse botão. 

E aí, acha que a tecnologia faz sentido para a sua instituição? Lembrando que o Estou Chegando é uma das funcionalidades do aplicativo da Escola em Movimento.

Baixe gratuitamente o Guia Completo do Estou Chegando 

Fale com um especialista e entenda como a ferramenta pode te ajudar na prática, incluindo as outras funcionalidades!

Escola em Movimento

View Comments

  • juliana souza says:

    Fazendo uma visitinha por aqui.
    Depois da uma passada na minha página que eu tenho algo muito bom mesmo, vale apena conferir.
    Abraço.

Recent Posts

Como o Colégio Sepam alcançou 98% da adesão das famílias na plataforma de comunicação?

Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…

2 anos ago

Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas

Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…

2 anos ago

15 ideias de título infalíveis para despertar a atenção das famílias

Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…

3 anos ago