All Rights ReservedView Non-AMP Version

Blog Escola em Movimento

  • Homepage
  • Educação em Movimento
Educação em Movimento

7 razões pelas quais ser professor ainda vale muito a pena

Que razões podem inspirar jovens a sonharem com essa profissão?

Ser professor ainda vale muito a pena?

Apesar do noticiário não indicar isso, e o aspecto financeiro ainda não ser um atrativo no mercado brasileiro, a profissão de professor continua atraindo milhões de profissionais. Os motivos são inúmeros. Mas, muito provavelmente, o maior deles seja porque esta seja uma das profissões mais ligadas ao dom do que a qualquer outra coisa.

Como quem nasce com predisposição para atuar na saúde, existem as pessoas que nascem com propósito de educar. Não que para outras profissões não exista esta relação de propósito, de uma missão, mas no caso dos professores ela parece ser mais intrínseca.

Professores podem ser inspiração para alunos. Foto: Reprodução.

Afinal, não estamos mesmo falando de uma profissão qualquer. E sim daquela que é vista por muitos como a mais importante de todas. Sabemos sim que existem dificuldades e desafios tortuosos, mas ao mesmo tempo ainda há várias razões para celebrar a profissão. Vamos a elas?

Possibilidade de marcar vida dos alunos

Talvez, tirando a profissão de um médico, ou bombeiro, que podem salvar a vida de alguém, não exista outra profissão capaz de marcar tanto a vida das pessoas. Um professor pode ser lembrado por toda vida, na cabeça de milhares de pessoas. Por conhecimentos passados, por experiências vividas, pela capacidade de fazer diferença.

O professor tem a capacidade de transformar um aluno indisciplinado em um estudante brilhante. Desde que consiga cativá-lo e conquistar sua confiança. Há inúmeros casos de professores que, por se tornarem tão populares, são reconhecidos e adorados por várias gerações de alunos. É uma recompensa e tanto poder mudar o rumo da vida de alguém por meio da educação, não? Exemplos disso não faltam.

Leia também: 7 sinais de que você é mesmo um educador de sucesso

Nenhum outro profissional tem papel tão imprescindível para mudar o mundo

Já teve o prazer de ser atendido por um médico excepcional? Já foi beneficiado por tecnologias criadas por gênios como Bill Gates ou Steve Jobs? Todos os profissionais extraordinários que propiciaram mais conforto e tranquilidade para nossas vidas passaram por professores.

Em todas histórias de sucessos que ajudaram a transformar a humanidade, professores tiveram importante contribuição. Nenhum outro profissional tem o poder de impactar o futuro como o professor. Afinal, ele está ali todos os dias com a missão de educar dezenas de alunos, e prepará-los para o futuro.

Ele tem a possibilidade de despertar sonhos, e influenciar comportamentos. Tendo boas condições de trabalho, pode influenciar os alunos a serem uns mais respeitosos com o outro. A terem preocupação com aspectos sociais, ambientais e culturais. Pode despertar em muitos a capacidade de respeitar as diferenças, e conviver bem com elas.

“Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.” Malala Yousafzai

Professor tem recompensa ao ensinar e aprender constantemente

Não há limite para o conhecimento. Por mais que você leia livros, se atualize constantemente, sempre existe algo novo pra ser aprendido. Com o advento da internet, então, ficou mais fácil aprender, assim como ficou mais desafiador ensinar. Afinal, os alunos podem ter também em segundos acesso às informações passadas nas aulas.

Os alunos já nasceram conectados, então é impossível negar que também são fonte de aprendizado. Seja conhecimento técnico, ou até mesmo emocional, já que cada pessoa viveu uma história, e tem algo a colaborar.

Professores também aprendem com os alunos, que trazem visões e experiências distintas para sala de aula. Reprodução.

O professor pode conviver com centenas de pessoas e poder extrair o melhor de cada, aprendendo as coisas boas, e até mesmo com os erros, evitando repeti-los.

Veja aqui como ajudar os alunos a enfrentarem as dificuldades de aprendizagem. 

Veja também

6 cuidados para uma comunicação eficaz entre professores e alunos

Como professores devem idealizar o dever de casa dos alunos?

Não existe uma rotina fixa como em outras profissões

É meio desgastante e pouco atrativo fazer as mesmas coisas todos os dias, não é mesmo? Este não é o caso dos professores. Ano a ano, podem conhecer jovens ou crianças novas. Conhecendo novas experiências, vivendo situações novas. Se tem algo que não existe, é uma rotina fixa.

Afinal, as pessoas são muito diferentes, o comportamento delas também. Professores podem ir atualizando seus métodos, aprimorando suas aulas trazendo assuntos em alta nos jornais e redes sociais. É como se os alunos fossem companheiros de trabalho, e eles fossem mudando de tempo em tempo.

Possibilidade constante de fazer amizades novas

Não podemos dizer que é algo tão comum assim, mas existem sim muitos casos de professores que se tornam amigos dos alunos. Tamanho carisma e facilidade para o contato, se tornam companheiros. E mesmo quando os alunos saem da escola, a boa relação e o carinho mútuos permanecem.

Em que outra profissão um profissional pode ser tão querido? Não é fácil atingir este nível. Mas os professores que conseguem despertar o carinho dos alunos estão um passo a frente dos demais. E em outras profissões ter tamanho reconhecimento é um feito quase impossível.

Férias duas vezes no ano

No início do ano e no meio do ano, os alunos param para descansar. Logo, os professores também podem ter um descanso duplicado. E nas épocas mais desejadas, como no fim do ano e em janeiro. Isso sem contar os feriados prolongados, que também costumam ser comuns.

Não tem necessidade de plantão, trabalho de madrugada e em feriados, como em outras profissões. Claro, podem haver exceções, mas este é o cenário mais comum a todos os profissionais da área. Um descanso merecido também, concorda?

Respeitado e admirado na sociedade

A profissão de professor continua sendo reconhecida pela maioria das pessoas como uma profissão de respeito. Pelos motivos citados acima, é uma profissão que carece mais reconhecimento e valorização por ser realmente uma das mais importantes.

Poder andar pelas ruas, ir a eventos, e ser reconhecido por alunos que valorizaram seu trabalho, é algo bastante valioso. A verdade é que poucos podem se orgulhar de fazer tanta diferença positiva na sociedade como um professor. Por isso, o que não falta são motivos para se ter orgulho.

Gostou do artigo? Nós da Escola em Movimento somos focados em ajudar as escolas a melhorarem o relacionamento com as famílias. Veja este artigo para saber como ter uma comunicação incrível em sua instituição  e ou leia os 43 benefícios únicos de usar um aplicativo escolar.

Lembra de mais um motivo para celebrar esta carreira? Comente abaixo!

Escola em Movimento

Next 3 ferramentas para melhorar o foco dos alunos nos estudos »
Previous « Como transformar crianças indisciplinadas em alunos engajados?

View Comments

  • Professor ANTONIO says:
    at

    Se fosse entre país, talvez. Aliá, esse artigo não reflete a realidade do professor de Escola Pública desse país. Aqui o Professor é afrontado, assediado moralmente e psicologicamente agredido no dia a dia. Tanto pelos governos, que não valorizam o trabalho do Professor, pois não há um plano de cargos e carreiras digno definido para o professor de Escola Publica de nível Superior, quanto pela sociedade como um todo, uma vez que não educa seus filhos para que respeitem o Professor cuja atividade é uma das mais valorizadas e respeitadas em outros países. Nenhum discurso nessa eleição colocou o trabalho docente em destaque. Ao contrário do diz o texto é o único Profissional que leva trabalho pra casa, elaborar e planejar aulas, corrigir provas, etc. Férias tem juízes, parlamentares que gozam 60 dias e ainda tem recesso 2 vezes ao ano.

    • admin says:
      at

      realmente, Professor Antonio, sabemos que a realidade da profissão é difícil. No entanto, buscamos neste texto uma visão otimista, demonstrando alguns lados positivos da profissão, estimulando que os melhores talentos busquem a carreira. Obrigado pelo seu comentário!

  • Gilson Azevedo says:
    at

    https://clubedeautores.com.br/livro/50-motivos-para-ser-professor

Leave a Comment
Share
Published by
Escola em Movimento
8 anos ago

    Related Post

  • Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas
  • Aulas pós-quarentena: Como está o cenário de retomada no mundo?
  • Covid-19: Conteúdos úteis para ajudar sua escola em tempos de conscientização

Recent Posts

  • Últimos artigos

Como o Colégio Sepam alcançou 98% da adesão das famílias na plataforma de comunicação?

Toda instituição, seja pequena ou grande, do infantil ao ensino médio, quer ter uma boa…

3 anos ago
  • Últimos artigos

Como usar TikTok, memes e outros recursos como ferramentas avaliativas

Já pensou nas diversas ferramentas avaliativas que você pode utilizar como aliada nas aulas? Avaliar…

4 anos ago
  • Últimos artigos

15 ideias de título infalíveis para despertar a atenção das famílias

Enviar mensagens para as famílias é algo recorrente na rotina de professores, coordenadores e demais…

4 anos ago
  • Últimos artigos

Como o Colégio EAG encantou as famílias na festa de fim de ano

4 anos ago
  • Últimos artigos

Como montar uma estratégia digital perfeita para a rematrícula em sua escola?

5 anos ago
  • Família e Escola

Como mostrar a evolução de desempenho dos alunos para os pais de forma simples e direta?

5 anos ago
All Rights ReservedView Non-AMP Version
  • t
  • L