A Escola em Movimento lançou uma nova funcionalidade em sua agenda digital para facilitar pagamentos nas escolas. O Colégio João XXIII, em São Paulo, foi uma das primeiras escolas a aderir à esta novidade e já contabiliza inúmeros ganhos para a instituição e também para as famílias de seus alunos.
Em um mês de uso do novo módulo, a escola realizou 100% dos pagamentos de taxas de excursões pelo aplicativo. Isso contabilizou mais de 400 pagamentos efetuados pelas famílias durante o período.
Essa nova dinâmica trouxe vários impactos positivos, pois centenas de pais economizaram vários quilômetros por não precisarem ir presencialmente à escola apenas para realizar um simples pagamento, assim como não precisaram enviar dinheiro pelos filhos.
Com isso, a escola conseguiu gerar muito mais valor para o seu público, oferecendo mais comodidade para os pais e mais agilidade e controle na gestão dos recebimentos. Entenda os fatores que ajudaram a escola a ter sucesso implantando a novidade.
Fica mais fácil adotar uma nova tecnologia quando ela gera um valor palpável
Foi simples e rápida a implantação do Escola Pag no colégio e os resultados foram quase que imediatos, principalmente na visão dos pais e responsáveis.
É muito mais prático pagar um boleto via aplicativo (de qualquer lugar), ao invés de ter que separar um tempo do seu dia para ter que enfrentar uma fila na secretaria da escola.
Se a tecnologia gera este valor prático, as próprias pessoas ajudam a espalhar a ideia e o trabalho da escola fica muito mais simples ao implantar a solução.
Isso sem contar que não é necessário baixar nenhum outro app ou atualização, pois o Escola Pag é uma das funcionalidades disponíveis e os pagamentos são feitos no aplicativo que o usuário já utiliza para a comunicação com a instituição.
Pagamentos via boleto, cartão de crédito, parcelamento… ampla autonomia tornou a implantação mais simples!
Ao implantar o Escola Pag, o Colégio João XXIII identificou que o módulo permite ampla autonomia em sua configuração.
Ao enviar a cobrança, a escola define se ela poderá ser efetuada por boleto bancário, cartão de crédito, se pode ser feita presencialmente na escola, e até mesmo se permite um parcelamento do valor.
A opção da equipe do João XXIII foi permitir pagamento por boleto bancário e cartão de crédito (com opção de parcelamento em até duas vezes) e excluiu a possibilidade de pagamento presencial.
Essa foi a estratégia escolhida para otimizar o tempo de trabalho dos professores, que antes eram os responsáveis por receberem os valores pelas mãos dos alunos e depois repassar para os funcionários da área financeira que precisavam separar os diferentes pagamentos e organizar todos recebimentos.
A solução eliminou esses problemas e também os intermediários, pois os colaboradores da escola não precisaram mais se preocupar em conseguir trocos, registrar os pagamentos e organizar cada coisa, pois o aplicativo já faz isso por eles.
Todos ficaram mais felizes e tiveram seu tempo otimizado, sem perigo de perdas, roubos, esquecimentos, mal entendidos e desorganização.
Eles também optaram por cadastrar o pagamento diretamente para a conta do fornecedor. Já que no Escola Pag é possível cadastrar quantas contas quiser e separar os pagamentos de acordo com os interesses da escola.
Ter praticamente 100% dos pais conectados ao app tornou tudo mais fácil; qual o segredo?
O Colégio João XXIII tem praticamente 100% dos pais conectados ao aplicativo e isso, com certeza, é um aspecto relevante para o rápido sucesso que obtiveram com o Escola Pag.
O segredo para o alto engajamento é o uso inteligente da tecnologia. A escola envia com enorme frequência conteúdos altamente relevantes para as famílias e alunos, utilizando as funcionalidades de Comunicação, Atendimento, Calendário, Diário de Turma e Conteúdos, entre outras.
Com todos pais já conectados ao app, a adaptação ao novo processo foi bem mais simples e prática.